Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
O trabalho social se volta para a qualificação profissional
  
Assessoria de Comunicação
27/01/2010

Dia de formatura no Jardim Nazaré II, em São Paulo. Jovens aprenderam o ofício da serigrafia.

  • Dia de formatura no Jardim Nazaré II, em São Paulo. Jovens aprenderam o ofício da serigrafia.

O último anuário da Qualificação Social e Profissional elaborado pelo DIEESE e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (2007) comprovou que a baixos níveis de instrução correspondem altas taxas de desemprego. No Estado de São Paulo, os índices não deixam dúvidas - a taxa de desemprego entre os que concluíram o curso superior é de 5,8%; na parcela da população que possui o ensino fundamental completo e o ensino médio incompleto, a taxa sobre para 49,8%.

Outro estudo também confirma a dura realidade do mercado de trabalho para quem não teve a oportunidade de frequentar o banco da escola. "A hierarquia dos níveis educacionais se espelha no ranking trabalhista. Mesmo no caso da alfabetização de adultos o salário é10% maior e a chance de ocupação 66% maior do que dos adultos que nunca frequentaram a escola. Nos desculpem os céticos, mas educação é fundamental", escreveu Marcelo Neri, coordenador da pesquisa O Retorno da Educação no Mercado de Trabalho, da Fundação Getúlio Vargas.

Enquanto o esforço coletivo do País pelo aperfeiçoamento da educação não atinge os resultados esperados, o trabalho social se apresenta como uma alternativa para minimizar os danos dessa situação perversa. "A oferta de oportunidades de qualificação profissional se tornou um item imprescindível para o sucesso de qualquer trabalho social", afirma Sandra Marques, coordenadora do núcleo especializado em Políticas Públicas Sociais da Cobrape.

A empresa mantém equipes de trabalho social em todos os núcleos populacionais da cidade de São Paulo beneficiados pelo Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria Municipal de Habitação. As equipes, multidisciplinares, desenvolvem o eixo Geração de Emprego e Renda junto com as outras duas vertentes do trabalho - Mobilização e Organização Comunitária e Educação Sanitária e Ambiental.

As atividades de Geração de Emprego e Renda são realizadas em parceria com instituições governamentais e não governamentais. Segundo Sandra Marques, os arranjos institucionais não apenas ampliam a dimensão do trabalho como também ajudam a inserir as comunidades na cidade formal. "A presença de entidades como o SESI ou o SENAI envolvidas no trabalho social aproxima o Programa de Urbanização da prefeitura de um de seus principais objetivos, que é transformar a favela em bairro e seus moradores em cidadãos com pleno exercício de seus direitos", afirma.

Rumo ao mercado

No final de 2009, jovens e mulheres das comunidades do Tiro ao Pombo, Jardim Guarani e Jardim Nazaré II formaram-se em cursos de informática, rotinas administrativas, maquiagem, costura industrial, call center e serigrafia.

Parcerias com o Projeto Ampliar; com o Projeto Nós do Centro; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI; Serviço Social da Indústria - SESI e Instituto Danyam ofereceram aos alunos a qualificação profissional necessária para enfrentar o mercado de trabalho. 

Para 2010, novos cursos estão sendo programados pela equipe social da Cobrape.


 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)