Ano novo, casa nova. É assim que 1075 famílias de Cubatão, na Baixada Santista, estão começando 2026. Na sexta-feira,16 de janeiro, o Governo do Estado de São Paulo entregou as chaves para os moradores, que antes viviam em área de risco ou proteção ambiental.
As unidades habitacionais integram o Conjunto Habitacional Cubatão K, que reúne 715 moradias, sendo 663 apartamentos e 52 sobrados para atender famílias que têm comércios em suas casas atuais, visando manter sua subsistência. As unidades possuem entre 49 m² e 50 m² de área privativa, com dois dormitórios, sala, cozinha e lavanderia.
Já o Conjunto Habitacional Cubatão AB está na fase II, com entrega parcial de 360 apartamentos destinados a famílias do núcleo Vila Esperança, área de manguezal localizada às margens das rodovias dos Imigrantes e Padre Manoel da Nóbrega. As unidades têm entre 47 m² e 50 m² e contam com dois dormitórios, além de estrutura de lazer e serviços.
O projeto e as obras do empreendimento habitacional foram gerenciados pela Cobrape, que lidera o Consórcio Morar Bem, ao lado da CRA Engenharia de Infraestrutura, Modera Engenharia e Gerencial Consultoria Empreendimentos e Participações. O consórcio é responsável por gerenciar a implantação de projetos habitacionais nas regiões administrativas de Registro e Santos.
A atuação do consórcio abrange o gerenciamento das atividades de planejamento urbano, concepção, implantação, fiscalização de obras, averbação e assistência técnica de engenharia e arquitetura em empreendimentos habitacionais, em convênios, contratos, parcerias público-privadas, termos de cooperação, entre outros.