A universalização do saneamento básico e a melhoria da qualidade de vida da população do Distrito de São João do Rio Vermelho são os objetivos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que contratou a Cobrape para desenvolver o sistema de esgotamento sanitário do distrito, localizado no norte da Ilha de Florianópolis (SC).
O projeto encontra-se na fase de finalização dos projetos executivos dos principais componentes do sistema (redes coletoras, coletores-tronco e estações elevatórias), enquanto a solução técnica de tratamento e lançamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi aprovada pelos órgãos competentes. Paralelamente, as equipes da Cobrape estão em campo para realizar medições e avaliações ambientais, após a aprovação da metodologia dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA), escolhida por atender plenamente às exigências legais, garantir avaliação integrada dos impactos e viabilizar o licenciamento do SES Rio Vermelho, alinhando-se às metas de universalização do saneamento básico e proteção dos recursos naturais.
A metodologia do EIA para o licenciamento do SES Rio Vermelho inclui diagnóstico e prognóstico ambiental, modelagem de contaminantes, inventários florísticos e proposição de medidas mitigadoras. Os resultados são apresentados em relatórios digitais com dados georreferenciados, elaborados por equipe técnica especializada.
Após a conclusão dos projetos hidráulicos, a sequência de trabalho segue um cronograma bem definido. Serão então desenvolvidos os projetos arquitetônicos, estruturais e elétricos das unidades localizadas (ETE, elevatórias e pontos específicos). Em seguida, serão consolidados o orçamento e a documentação necessária para a preparação da licitação, juntamente com a entrega de todo o material técnico e legal.