Com foco na melhoria da qualidade de vida da população fluminense, o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), por meio da Diretoria de Recuperação Ambiental (DIRRAM), tem promovido uma série de intervenções voltadas à preservação ambiental e ao controle de cheias no estado. A Cobrape, que integra o Consórcio Apoio Técnico DIRRAM, junto com a Áquila Engenharia, é responsável por gerenciar as atividades.
As ações de preservação e restauração ambiental incluem a recuperação de calhas de rios, de áreas degradadas e das margens de corpos hídricos, além da implantação de estruturas hidráulicas. As intervenções contemplam obras de urbanização, como a dos rios Salgado, Jacaré e a Comunidade do Jacarezinho, que fortalecem a sustentabilidade e elevam a qualidade ambiental, contribuindo diretamente para o bem-estar da população fluminense.
Todas essas iniciativas contam com o apoio do Consórcio, que atua em diversas frentes, como o desenvolvimento e a revisão de estudos e projetos técnicos, análise de propostas, organização e controle documental. Também realiza análises metodológicas e de alternativas, considerando os aspectos técnicos, econômicos e socioambientais.
O Consórcio é responsável pelo acompanhamento de projetos e obras, controle e atualização de cronogramas executivos, sistematização de dados coletados em campo e emissão de laudos técnicos. Entre os serviços de campo, destacam-se a execução e supervisão de levantamentos topográficos, topobatimétricos e geotécnicos — atividades essenciais para a precisão das intervenções de dragagem, desassoreamento e recuperação ambiental.
Com essas ações integradas, as intervenções visam não apenas a reduzir os impactos ambientais, mas também permitam um desenvolvimento mais sustentável e resiliente nas regiões atendidas. Dessa forma, o trabalho do Consórcio resulta em soluções estruturais que reduzem riscos, preservam o meio ambiente e promovem mais segurança, saúde e bem-estar para a população.