O resultado das ações para diminuir o desperdício de água na capital paulista está refletido nos números alcançados. Nos três primeiros meses deste ano, a média mensal do volume recuperado é de 534.761 m3 (26,05%), o que equivale a dizer que a redução em janeiro foi de 537.148 m3/mês, em fevereiro de 509.744 m3/mês e em março de 557.391 m3/mês.
Os bons números são frutos do Programa de Redução de Perdas, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), executado em diferentes regiões do estado. Uma dessas áreas é a Vila Formosa, na zona leste da capital paulista, que abrange bairros como: Vila Ema, Aricanduva, Capão da Embira, Vila Diva, Vila Santa Clara, Jardim Anália Franco, Vila Invernada, Sapopemba, entre outros.
O setor de abastecimento da Vila Formosa tem uma população estimada de 296.500 habitantes com cerca de 114 mil ligações de água (média verificada em mar/24); 562,5 km de redes de água e 28 Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) existentes. A Cobrape, que integra o Consórcio Eficiência Vila Formosa, é responsável pelas obras de implantação e substituição de redes de distribuição de água, adequação de válvulas redutoras de pressão, pesquisa de vazamentos, consertos de vazamento de água, trocas de ramais e controle remoto de pressão, otimização das áreas já existentes, setorização de 32 novas áreas, implantação de válvulas redutoras de pressão e de duas válvulas de fluxo anular, de diâmetros 800 e 1000mm, que foram definidos no escopo do contrato. As Válvulas de Fluxo Anular (VFA) são dispositivos que permitem uma regulagem com precisão do fluxo e da pressão da água. Essa precisão é alcançada por meio do movimento fino do eixo que faz com que o pistão se mova, de forma leve, para posição de abertura ou fechamento, de acordo com o parâmetro solicitado.
Podem ser acionadas manualmente ou controladas por acionamento elétrico ou automatizadas e aplicadas em diversas áreas: distribuição de água, barragens, reservatórios e usinas de energia, no controle de fluxo, partida da bomba, by-pass de turbina, regulação de ar, entre outros. De maneira geral, esses dispositivos contribuem para melhorar a qualidade da água na tubulação, evitando turbulências, golpes desse fluido contra as paredes das redes e, consequentemente, ajuda na redução das perdas, que é o foco central do trabalho realizado pelo Consórcio Eficiência Vila Formosa.
A primeira VFA implantada foi a de diâmetro 800mm, em agosto de 2023, próximo à Rua Francisco Manuel Beranger. Nesta área, existe um Distrito de Medição e Controle (DMC) na saída do reservatório que abastece essa alça de fornecimento de água, onde, em janeiro de 2023, foi feito um monitoramento de volume de água disponibilizado antes do início das obras de melhoria no sistema de distribuição de água. O monitoramento seguiu após a conclusão da implantação da VFA. Em abril de 2024 apresentou os seguintes resultados:
A segunda VFA implantada foi a de diâmetro 1000mm, em setembro de 2023, na rua Rei Alberto da Bélgica, em frente ao nº 571. Existe também um DMC na saída do reservatório que abastece essa alça de fornecimento de água, que também foi monitorado antes das melhorias.
E em abril de 2024, depois de concluir as obras de implantação da VFA, o monitoramento de consumo de água mostrou os resultados abaixo:
Importante destacar que o monitoramento para avaliar a redução da perda do volume de água é feito mensalmente pela equipe do consórcio, que tem metas a alcançar, e validado pela Sabesp. O Programa O Programa de Redução de Perdas é uma iniciativa da Sabesp para diminuir o desperdício de água em São Paulo e equalizar a diferença entre o volume total de água produzido nas estações de tratamento e a soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis dos clientes.
Dessa forma, as ações operacionais para a redução e controle das perdas reais preveem a redução em 19,7% o volume total anual de água não comercializada, resultando na recuperação de 126.429 m³/mês.
|