Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Projeto de saneamento de Araguaína promove a melhoria da qualidade de vida
  
Assessoria de Comunicação
24/05/2022

Vista geral Morada do Sol III

Panorâmica Santa Morada do Sol III

Morada do Sol III, execução do lançamento

Via Norte obras em andamento

Bacia de detenção na Via Norte

  • Vista geral Morada do Sol III
  • Panorâmica Santa Morada do Sol III
  • Morada do Sol III, execução do lançamento
  • Via Norte obras em andamento
  • Bacia de detenção na Via Norte

O desenvolvimento sustentável, com investimento em infraestrutura urbana aliado à preservação das nascentes e o fomento de áreas verdes, é o foco do Projeto Integrado de Saneamento de Águas de Araguaína (PIS), no Tocantins. O município, localizado a 384 km da capital Palmas, conta com uma população estimada de 186.245 habitantes.   

Cobrape é a responsável pela supervisão de execução de obras, projetos, estudos, ações ambientais e sociais, no âmbito do PIS do município. Dentro desse escopo: macrodrenagem das bacias dos córregos Neblina e Jacuba, drenagem e urbanização na Bacia do Ribeirão Lontra, gestão do projeto e custos financeiros.  

A equipe supervisionou as obras de restauração de córregos, reordenamento do sistema de saneamento básico por meio da coleta, tratamento e disposição ambientalmente adequada das águas residuais, implantação do sistema de saneamento integrado, compondo a macro e micro drenagem e a pavimentação dos setores que compõem as bacias dos córregos Neblina, Jacuba, Lontra, incluindo sistemas de canalização aberta e fechada dos córregos e de dispositivos, como bacias de detenção, visando o adequado direcionamento dos recursos hídricos. O objetivo das obras é o controle das inundações e enchentes nas bacias hidrográficas urbanas de Araguaína, por meio da implantação do sistema de macrodrenagem urbana. Estas ações fazem parte da 1ª etapa que tem previsão de término em novembro de 2022.  

Ainda no escopo do trabalho, serão supervisionadas a revitalização de corpos hídricos, a criação de parques lineares, a implantação de equipamentos de lazer e áreas verdes para recreação e conscientização da população sobre a importância da preservação do entorno das nascentes dos córregos e de áreas de proteção ambiental.  

O projeto teve início na Via Norte, com obras de canalização, pavimentação asfáltica em CBUQ, drenagem superficial e profunda, calçadas com acessibilidade de áreas urbanizadas, iluminação pública e bacias de detenção (no trecho: Av. Cônego João de Lima/Av. Castelo Branco), ligando o Norte (Avenida Marginal Neblina) ao Sul da cidade (BR-153 no Costa Esmeralda), somando 9,3 quilômetros de extensão total. O objetivo é minimizar os alagamentos em bairros localizados nas áreas de influência dos córregos Neblina, Jacuba e Canindé.  

As duas pistas, cada uma com sete metros de largura, são divididas pelo canteiro com uma ciclovia. Foram construídas calçadas com acessibilidade nas duas margens da via e uma interligação com a Rodovia Belém-Brasília e a Via Norte.  

Também vão ser recapeadas as ruas Anchieta e Confiança, a continuidade da pista dupla da Avenida Campos Elíseos até chegar na BR-153, Avenida 1º de Janeiro, Ruas 9, 10 e 15 (Morada do Sol III) e Xixebal como drenagem, sinalização e implantação de calçadas com acessibilidade. Foram concluídas as obras de drenagem e pavimentação os setores Morada do Sol III, Ana Maria, Jardim Vitória Expandido, Maracanã e Itaipu. 

Arborização urbana  

O fomento de áreas verdes em Araguaína já começou com o plantio nos locais que receberam a infraestrutura prevista no PIS, como Jardim Vitória, Tocantins, Itaipu, Ana Maria e Morada do Sol. Ao todo serão plantadas 2.700 árvores na cidade.  

Mais do que plantar árvores, o Plano de Arborização de Araguaína prevê a retirada de exemplares inapropriados para área urbana como a neem ou nim, seja pela toxicidade que prejudica o desenvolvimento das abelhas e outros insetos, ou por serem de grande porte, podendo causar incidentes como arrebentar calçadas e canos de água, por exemplo. Foram plantadas espécies como pau preto, ipê, oiti, pata de vaca, sucupira, aroeira e canafístula que são de rápido desenvolvimento, sombra volumosa e mais adequadas para a cidade.  

Investimento  

O Programa Integrado de saneamento tem investimento de US$ 54.900.000,00 financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF, com contrapartida de US$ 13.725.000,00 da Prefeitura. O projeto teve início em julho de 2020 e previsão de término para 2024. 

*Com informações da Assessoria de Imprensa de Araguaína. 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)