Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Primeiro trecho do Canal Acauã-Araçagi é inaugurado
  
Assessoria de Comunicação
03/05/2022

Trecho 1 do Canal Acauã-Araçagi já contribui para a segurança hídrica da região

Empreendimento faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco

Obra vai beneficiar a população de 38 municípios

As obras do primeiro lote já estão concluídas e passaram por testes

Com 44,9 km, o lote 1 já passou por testes e comissionamento a seco e também com água

A Cobrape gerencia o projeto do Canal Acauã-Araçagi desde 2012

  • Trecho 1 do Canal Acauã-Araçagi já contribui para a segurança hídrica da região
  • Empreendimento faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco
  • Obra vai beneficiar a população de 38 municípios
  • As obras do primeiro lote já estão concluídas e passaram por testes
  • Com 44,9 km, o lote 1 já passou por testes e comissionamento a seco e também com água
  • A Cobrape gerencia o projeto do Canal Acauã-Araçagi desde 2012

A segurança hídrica começa a se tornar realidade para a população de 38 municípios da planície costeira interior do estado da Paraíba com a inauguração do primeiro trecho do Canal Acauã-Araçagi na próxima quinta-feira, 5 de maio. Além da sustentabilidade hídrica, o empreendimento vai contribuir para o desenvolvimento da economia, já que permitirá a irrigação de aproximadamente 16 mil hectares de terra na região, beneficiando mais de 600 mil habitantes. 

Já estão concluídas as obras do lote 1 do canal de aproximação, barragem, tomada de água, segmentos de canal 1, 2 e 3, Sifão Surrão, Sifão Ingá, galeria sob a Ferrovia Transnordestina Logística, Aqueduto Mogeiro, overshoot, ponte na PB-054, drenagem de pé de corte, revestimento primário das bermas, regularização de taludes em corte e aterro em materiais de primeira e segunda categoria, proteção vegetal em todos os segmentos de canais, enrocamento fino nos encabeçamentos dos sifões Surrão e Ingá e aqueduto Mogeiro e nos trechos em aterro nos locais onde existem galerias e bueiros.  

Os serviços de proteção de taludes, macrodrenagem, automação, tratamento de taludes em material de 3ª categoria e limpeza estão em andamento. 

Desde novembro de 2020, o lote 1 passou por testes e comissionamento a seco. E em janeiro de 2021 iniciou os testes com água em toda a extensão desse trecho, que é de 44,9 km. No momento, o reservatório Acauã, em Itatuba (PB), encontra-se na cota 111,78 com um volume de, aproximadamente, 46 milhões de m³, que corresponde a 18,30% da sua capacidade que é de 253 milhões de m³. 

As obras foram divididas em 3 lotes. O lote 2 está com 80% de execução física e financeira. Dessa forma, estão concluídos os serviços no Sifão Curimataú, galeria sob a BR-230, transição de jusante do sifão da BR-230, terraplanagem e execução de canais nos segmentos 4A, 4B, 5A, 5B, 6A, 6B e 6C, proteção de taludes com enrocamento fino, construção de quatro pontes e montagem de tubos no Sifão Gurinhém, execução do aqueduto São Salvador, execução do aqueduto Una, construção de bueiros e galerias. 

Já estão em andamento os serviços de terraplanagem e execução de canais nos segmentos de canal 6D e 6E, revestimento primário de bermas, construção de pontes nas estradas estaduais PB-073 e PB-041 e galeria no trecho da renascença.   

O empreendimento, considerados os lotes 1 e 2, está com um avanço financeiro da ordem de 88,88%. O contrato referente ao lote 3 foi cancelado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e será novamente licitado. 

O empreendimento faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, através do Eixo Leste da transposição. As águas que chegam à Paraíba são captadas no reservatório Itaparica, no Município de Floresta - PE, percorrendo 208 quilômetros até chegar a Monteiro. Seguem pelo leito do Rio Paraíba até os reservatórios Poções e Camalaú, no Cariri Ocidental, e de lá até o Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão. 

O Projeto 

O projeto do Canal Acauã-Araçagi tem uma extensão total de 129,18 km, compreendendo 16 segmentos de canais abertos com seção trapezoidal, com 104,39 km; cinco trechos de sifões invertidos construídos em tubos de aço para ultrapassar vales de rios e córregos, com 22,92 km; sete aquedutos, com 1,69 km e 0,21 km de galerias para travessias de ferrovia e rodovia. O sistema foi projetado para trabalhar totalmente por gravidade e transportar vazões que variam de 10 m³/s no trecho inicial a 2,5 m³/s no trecho final. 

Com um custo estimado em R$ 1,42 bilhão nos dois primeiros lotes, o projeto é uma parceria entre o governo da Paraíba e o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional. 

A obra vai garantir a sustentabilidade hídrica das seguintes bacias litorâneas: Bacia do Rio Paraíba, Bacia do Rio Gurinhém (afluente do Rio Paraíba), Bacia do Rio Miriri, Bacia do Rio São Salvador, Bacia do Rio Mamanguape, Bacia do Rio Araçagi, Bacia do Rio Camaratuba. 

Gerenciamento do Empreendimento 

A Cobrape gerencia o projeto do Canal Acauã-Araçagi. O trabalho da equipe, iniciado em 2012, compreende desde o controle e acompanhamento dos prazos de execução, em face da disponibilidade financeira, fruto de repasses dos recursos federais, até o acompanhamento e controle da execução dos serviços, em todos os seus aspectos.

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)