Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Rio apresenta diretrizes para a gestão sustentável do território
  
Assessoria de Comunicação
13/01/2017

Grupo de trabalho da 1ª Oficina Técnica do ZEE/RJ

Equipe da Cobrape mediando os debates na 1ª Oficina Técnica

Grupo de trabalho da 2ª Oficina Técnica

Agentes públicos e representante da Firjan abrindo o debate na 2ª Oficina Técnica

Agentes públicos na abertura da Consulta Pública

Superintendente da SEA promovendo o debate da Consulta Pública

  • Grupo de trabalho da 1ª Oficina Técnica do ZEE/RJ
  • Equipe da Cobrape mediando os debates na 1ª Oficina Técnica
  • Grupo de trabalho da 2ª Oficina Técnica
  • Agentes públicos e representante da Firjan abrindo o debate na 2ª Oficina Técnica
  • Agentes públicos na abertura da Consulta Pública
  • Superintendente da SEA promovendo o debate da Consulta Pública

O processo de elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Rio de Janeiro foi concluído no último mês de dezembro com a entrega à Secretaria do Estado do Ambiente de documentos contendo subsídios à gestão do território e diretrizes de zoneamento gerais e regionalizadas; e com a consolidação do banco de dados espacializados exclusivo do ZEE/RJ. O trabalho foi realizado pelo Consórcio Ecológico Cobrape Oikos com a participação ativa de representantes do governo e de prefeituras, da sociedade civil e do setor privado através de oficinas técnicas e eventos públicos.

O Zoneamento Ecológico-Econômico – previsto na Política Nacional do Meio Ambiente – é um instrumento estratégico de planejamento regional e gestão territorial que estabelece indicadores de limites e potencialidades de uso dos recursos naturais. Por meio da divisão do território em zonas ambientalmente homogêneas (unidades territoriais com as mesmas potencialidades e restrições), são identificados os usos e as atividades compatíveis com as características daquela zona de modo que se possa garantir a sustentabilidade e o equilíbrio dos ecossistemas ali existentes.

A elaboração do ZEE deve obedecer aos critérios mínimos estabelecidos no Decreto Presidencial nº 4.297/2002, alterado pelo Decreto nº 6.288/2007. No Estado do Rio de Janeiro (RJ), o ZEE foi definido pela Lei nº 5.067/2007 e regulamentado pelo Decreto n° 41.968/2009.

Processo Participativo

A primeira fase de elaboração do  ZEE/RJ (Preparação) compreendeu as seguintes atividades: estruturação e organização de uma base de dados georreferenciados; levantamento de estudos e projetos relevantes para o Estado; avaliação, ajustes e complementações necessárias ao diagnóstico pré-existente; identificação e análise das tendências de ocupação e uso do território; proposição da tipologia das zonas ecológico-econômicas e definição de uma legenda funcional para o mapa de zoneamento; e definição de estratégias de comunicação e de um plano de ação para divulgação e sensibilização da sociedade fluminense sobre o ZEE/RJ.

Nessa fase, ocorreu a primeira Oficina Técnica do ZEE/RJ, que contou com a participação de agentes públicos estaduais e municipais, representantes das universidades públicas, além de representantes da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan e da Petrobras. Por meio das atividades executadas nessa oficina foram identificados os principais projetos estruturantes implantados ou em curso no Estado e os conflitos e sobreposições existentes, e discutidas soluções possíveis de serem implementadas.

A segunda fase (Prognóstico) compreendeu um benchmarking internacional dos modelos de gestão territorial; a caracterização da base física e ecossistêmica do Estado; a caracterização dos sistemas socioeconômicos existentes em cada uma das nove regiões hidrográficas; o estudo de cenarização prospectiva para um horizonte de 15 anos; e a proposta preliminar de zoneamento.

A Oficina Técnica realizada nessa fase contou com a participação do público da primeira oficina, acrescido dos representantes dos comitês de bacia hidrográfica do Estado, das agências reguladoras de água e das superintendências regionais do Instituto Estadual do Ambiente – Inea. Nesse evento foram captadas, debatidas e hierarquizadas as prioridades territoriais de cada região hidrográfica, abrangendo temas de natureza diversa: infraestrutural, física, sociocultural, ambiental e econômica

A terceira fase (Consolidação) foi marcada por um amplo debate público, que resultou na Proposta Final do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Rio de Janeiro e no Modelo de Gestão do ZEE/RJ. Em dezembro de 2015 foram realizadas dez consultas públicas regionalizadas, distribuídas pelo território fluminense, dando início ao processo de participação da sociedade em geral.

Nesses eventos públicos foram apresentadas a Proposta Preliminar e a metodologia utilizada para a construção do ZEE, de forma que os participantes pudessem compreender os resultados obtidos e sugerir modificações, propiciando o diálogo entre o poder público e a sociedade, recebendo contribuições que refletiram os interesses e as prioridades regionais, segundo percepções variadas. O debate público teve continuidade por meio da internet, em um portal criado exclusivamente para esse fim.

Complementarmente ao processo de consulta pública, foram realizadas, entre dezembro de 2015 e maio de 2016, reuniões técnicas regionalizadas com stakeholders dos mais diversos segmentos econômicos, ambientais e sociais. Todas as contribuições, documentos e informações complementares obtidos ao longo desses seis meses de negociação foram analisados, classificados, georreferenciados e avaliados pelo corpo técnico do Consórcio Cobrape-Oikos e da Comissão do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Rio de Janeiro (CZEE/RJ), antes de serem legitimados e incorporados à versão final do ZEE/RJ.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)