Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
São Caetano do Sul, no Grande ABC, prepara Plano de Drenagem Urbana para reduzir riscos de alagamentos
  
Assessoria de Comunicação
27/01/2016

Audiência pública na sede do DAE-SCS

Ademar Oliva Xavier Jr. e Osmar Silva Filho, do DAE, Carlos Eduardo Barbi, da Defesa Civil e Horácio Almeida Pires, da Diretoria do Meio Ambiente

Rio Tamanduateí, na divisa com São Paulo

Município de São Caetano do Sul no Grande ABC

Mapa temático sobre a Capacidade das Vias, Bacia A - TR 2 anos no cenário atual

  • Audiência pública na sede do DAE-SCS
  • Ademar Oliva Xavier Jr. e Osmar Silva Filho, do DAE, Carlos Eduardo Barbi, da Defesa Civil  e Horácio Almeida Pires, da Diretoria do Meio Ambiente
  • Rio Tamanduateí, na divisa com São Paulo
  • Município de São Caetano do Sul no Grande ABC
  • Mapa temático sobre a Capacidade das Vias, Bacia A - TR 2 anos no cenário atual

Já foram concluídos o diagnóstico e prognóstico do sistema de drenagem e estão em elaboração as propostas de intervenções para o horizonte de 20 anos

O Departamento de Água e Esgoto de São Caetano do Sul, na Região Metropolitana de São Paulo, promoveu, no último dia 14 de janeiro, a segunda audiência pública sobre o Plano Municipal de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas, em elaboração pela Cobrape. Nesta etapa do trabalho, foram concluídos o diagnóstico do sistema de drenagem em face das condições atuais de impermeabilização do solo e o prognóstico para o horizonte de 20 anos. O objetivo do Plano é estabelecer metas e ações de curto, médio e longo prazos para aumentar a eficiência do sistema  e reduzir os riscos de enchentes e alagamentos já presentes, assim como prevenir a ocorrência em áreas que venham a ser urbanizadas.

Na audiência – que contou com a participação de representantes da Câmara de Vereadores, Defesa Civil, Polícia Militar, Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura e sociedade civil – as técnicas da Cobrape Adriana Nakagama, Jane Cristina Caparica Ferreira Domingues e Mirelle Lobato, coordenadas pelo engenheiro Mitsuyoshi Takiishi, fizeram uma explanação da estrutura do sistema e de suas fragilidades, conceituando os parâmetros da modelagem hidrológica e hidráulica, os critérios de verificação e a metodologia de análise adotados. A exposição foi ilustrada com a apresentação de mapas temáticos da verificação das capacidades das vias para períodos de retorno de 2, 5 e 10 anos.

Sistemas de Macro e Microdrenagem

O Município de São Caetano do Sul faz parte do Grande ABC, conglomerado de sete cidades que tem como principal característica a forte concentração de indústrias, sobretudo a automobilística, e constitui o terceiro maior polo econômico do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. São Caetano do Sul distingue-se por apresentar o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do País, de acordo com a classificação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Um dos maiores problemas do Município decorre da insuficiência do sistema de macrodrenagem devido à sua posição geográfica, a jusante de municípios que contribuem para o acréscimo de vazão na calha dos rios que o margeiam; e de fragilidades do sistema de microdrenagem, que ocasionam o surgimento de pontos críticos de alagamento. Apesar das intervenções estruturais preventivas e/ou corretivas implantadas ao longo do tempo com o propósito de minimizar esse tipo de ocorrência, os riscos persistem.

São Caetano do Sul está inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Os principais cursos d´água que configuram seu sistema de macrodrenagem são o Rio Tamanduateí, na divisa com São Paulo, o Ribeirão dos Meninos, na divisa com São Paulo e São Bernardo do Campo, o Córregos de Utinga, na divisa com Santo André, e o Córrego dos Moinhos, que cruza seu território. As áreas de contribuição desses cursos d’água caracterizam-se por uma urbanização densa com altas taxas de impermeabilização.

Na Bacia do Ribeirão dos Meninos, foi implantado um Reservatório inline (piscinão) com 1,9 km de extensão e capacidade total para armazenar mais de 340.000 m³ de água. E próximo a esse trecho foi criado um sistema de proteção de áreas baixas pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), composto de polder e isolamento do Ribeirão dos Meninos (muro lateral). Essas intervenções aliviaram o problema dos alagamentos, porém, persistem situações em que as redes locais de drenagem são afetadas pelos níveis d’água do Ribeirão (refluxos).

O sistema de microdrenagem é composto por seis bacias, totalizando aproximadamente 15 km² de área e 82 km de extensão de rede, 2.043 poços de visitas (PVs), 3.536 bocas de lobo e bocas de leão. O Município dispõe de quatro Estações Elevatórias de Águas Pluviais (EEAP) independentes para captação, recalque e drenagem das águas pluviais das sub-bacias do Córrego dos Meninos, e para evitar os efeitos de remanso no sistema. As EEAPs R1 e R2 operam em sistema misto, ou seja, lançam as águas por gravidade como também por recalque. Já as EEAPs R3 e R4 operam apenas por recalque.

Diagnóstico e Prognóstico

A etapa de Diagnóstico e Prognóstico que precede a formulação do Plano de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas visou a atualização e detalhamento do conhecimento da situação atual do sistema de drenagem do Município de São Caetano do Sul, assim como a projeção das respostas esperadas desse sistema em face da evolução do processo de urbanização, com as consequentes alterações no uso e ocupação do solo. Tanto para a situação atual quanto para uma condição futura a abordagem não se limitou à avaliação de configurações estruturais de forma independente, mas sim integradas aos mecanismos institucionais de gestão das águas urbanas aplicados pelo DAE-SCS e pela Prefeitura.

Para o estudo do sistema de microdrenagem, foi adotado o modelo EPA-SWMM (StormWater Management Model), desenvolvido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency), amplamente utilizado em várias partes do mundo para o planejamento, análises e projetos de sistemas de drenagem de águas pluviais em áreas urbanas, sistemas coletores de águas residuárias, sejam  separados, unitários ou mistos.

Trata-se de um modelo dinâmico chuva-vazão, em que o componente relativo ao escoamento superficial opera com um conjunto de sub-bacias hidrográficas que recebem precipitações e geram escoamentos. O modelo de transporte hidráulico do SWMM simula o percurso destas águas através de um sistema composto por tubulações, canais, dispositivos de armazenamento e demais estruturas. Com base nessas informações é possível identificar os pontos de insuficiência e que necessitam de medidas para o bom funcionamento do sistema.

Para o sistema de macrodrenagem, estão sendo analisadas e compatibilizadas as informações do Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê PDMAT 3 – elaborado pelo Consórcio Cobrape-Engecorps-Maubertec para o DAEE –, considerando-se, além de suas diretrizes básicas, os aspectos metodológicos, resultados obtidos e as intervenções propostas para São Caetano do Sul.

O PDMAT 3 propõe a implantação de um reservatório de 28.623 m³, localizado próximo à foz do Córrego do Moinho; aproximadamente 4,5 km de canalização no limite com São Paulo; a implantação de 35 reservatórios (piscinões); e cerca de 20.000 km de canalização e/ou readequação de calha a montante do Município.

Propostas e Projetos

Em uma próxima audiência pública, em data ainda a ser definida, serão apresentadas as propostas de anteprojetos e medidas não estruturais para a melhoria do sistema a serem implementadas até 2035, assim como a previsão de custos das ações necessárias. O contrato firmado entre o DAE-SCS e a Cobrape prevê, além da elaboração do Plano Municipal de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas, a realização de estudos de concepção e anteprojetos para o sistema de microdrenagem.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)