Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Programa de Saneamento Ambiental do DF visa minimizar sobrecarga nos sistemas de abastecimento de água
  
Assessoria de Comunicação
02/10/2015

ETE Melchior

ETA Rio Descoberto

ETA Pipiripau

  • ETE Melchior
  • ETA Rio Descoberto
  • ETA Pipiripau

Com gerenciamento da Cobrape, Programa da Caesb deve adiar a necessidade de exploração de novas fontes

 

Têm início neste mês as atividades da equipe multidisciplinar da Cobrape encarregada da gestão do Programa de Saneamento Ambiental do Distrito Federal. O Programa compreende um conjunto de intervenções destinadas a minimizar a sobrecarga nos sistemas de abastecimento hoje em operação, evitando, dessa maneira, a ameaça de racionamento e a necessidade, imediata e de médio prazo, de expandir a sua captação a novas fontes de provisão de água.

Os profissionais da Cobrape, sob a coordenação do engenheiro Alexandre Camarano, ficarão alocados na sede da Caesb – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, executora do Programa. A contratação da Cobrape compreende a prestação de assessoria, suporte e acompanhamento para que a Caesb consiga atingir os objetivos e resultados pretendidos pelo Programa de Investimentos, que tem um valor total de US$ 286,3 milhões, dos quais US$ 170,8 milhões são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

A atuação da Cobrape no apoio ao gerenciamento do Programa inclui apoio técnico e logístico, bem como a disponibilização de mão de obra para a gestão e controle da execução das atividades. Os serviços devem perseguir a consecução do planejamento estabelecido, visando a identificação, proposição e acompanhamento de soluções às questões operacionais, institucionais, técnicas e administrativas inerentes à implantação do Programa em toda a sua abrangência.

Os eixos de atuação são os seguintes:

  • Realização de obras voltadas à ampliação da oferta de água proveniente dos principais mananciais de abastecimento do DF, aumento da rede de distribuição e melhoria operacional dos sistemas produtores e distribuidores existentes.
  • Realização de obras de ampliação e melhoria dos sistemas de esgotamento sanitário, com implantação e expansão das redes coletoras em diversos núcleos urbanos, execução e melhoria de unidades operacionais necessárias ao adequado funcionamento desses sistemas.
  • Promoção do desenvolvimento operacional e do fortalecimento institucional da Caesb, incluindo implantação de um modelo de gestão operacional eficiente e sustentável do ponto de vista financeiro e ambiental.

Capacitação

O escopo do trabalho abrange a capacitação das equipes da Caesb, no modelo on job, composta de seis diferentes módulos de treinamento:

Módulo A – Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID

Módulo B – Aquisições e Contratações

Módulo C - Gestão Financeira

Módulo D – Sistematização de Dados e Informações

Módulo E – Salvaguardas Ambientais

Módulo F – Sistemas de Monitoramento e Avaliação

Sistemas

O Distrito Federal conta com cinco principais Sistemas de Abastecimento de Água: o Sistema Integrado Rio Descoberto, que responde por 60,4% de toda a água consumida no Distrito Federal; o Sistema Integrado Torto/Santa Maria, responsável por 26,2%; o Sistema Planaltina/Sobradinho, por 9,3%; o Sistema São Sebastião, constituído por poços tubulares profundos, por 2,7%; e o Sistema Brazlândia, por  1,4%.

Contexto

Segundo a proposta de trabalho apresentada pela Cobrape, a emergência e popularização da pauta de gestão dos recursos hídricos decorrente da escassez de água enfrentada em algumas regiões do País chama a atenção para o necessário debate sobre a responsabilidade no uso dos recursos hídricos e sobre a qualidade da prestação dos serviços de saneamento ambiental nas grandes cidades brasileiras.

Essa apropriação dos cidadãos em relação ao assunto coloca como desafio a necessidade de trabalhar as interfaces de diálogo e negociação com a população envolvida no Programa do DF, priorizando a transparência no uso do recurso público e abrindo espaço para a gestão participativa dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário.

Outro desafio, de acordo com o entendimento explícito no contrato firmado entre a Caesb e a Cobrape, é a grande quantidade de intervenções previstas no escopo do PSA, dependente da articulação entre diferentes setores da empresa para o cumprimento dos prazos estipulados e as metas traçadas pelo programa de investimentos. 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)