Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Cobrape elabora estudo abrangente e inovador sobre 23 bacias críticas
  
18/03/2015

Priscilla: ineditismo

Nogueira: software

  • Priscilla: ineditismo
  • Nogueira: software

O estudo Modelagem Quantitativa e Qualitativa de Trechos de Rio em Bacias Hidrográficas Consideradas Críticas, contratado pela ANA - Agência Nacional de Águas - ao consórcio formado pela Cobrape e CH2M Hill do Brasil, em 2014, irá proporcionar ao órgão do governo federal uma ferramenta técnico-científica com recursos da mais alta precisão para a gestão de 23 bacias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A partir da análise do balanço hídrico da bacia do rio Mogi Guaçu, escolhida como piloto, os técnicos do consórcio realizarão estudos similares para as demais.

O objetivo da Modelagem é aprimorar a qualidade da informação sobre os trechos críticos definidos pela ANA em corpos hídricos da rede hidrográfica, no que se refere ao balanço quali-quantitativo, visando subsidiar a tomada de decisão e a implementação dos instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos.

"A metodologia criada pela Cobrape é inédita e inovadora. Não parte de modelos preexistentes. Utiliza dados de bases anteriores, geralmente defasados, apenas como ponto de partida", explica a coordenadora executiva do estudo, Priscilla Melleiro Piagentini. Ecóloga, com mestrado em Engenharia Ambiental e doutorado em Energia, Priscilla integra equipe multidisciplinar da Cobrape com 20 pessoas em regime de dedicação exclusiva.

O projeto envolve a estimativa de demandas, como consumo humano (captação e lançamento de esgotos domésticos), industrial, agrícola (irrigação e dessedentação animal) e de disponibilidade hídrica. Nesta última, estão sendo efetuados cálculos quantitativos e qualitativos.

"Não vamos apenas replicar o estudo piloto no Mogi Guaçu, pois cada bacia tem suas especificidades", explica Priscilla. Como o projeto é complexo e de grande envergadura, é possível que os técnicos se deparem com inconsistências nos dados fornecidos por diversas bases. “Nesses casos, a equipe do consórcio poderá, então, ir a campo para realizar levantamentos in loco", conclui a ecóloga.

Lab Sid

O estudo também é inovador no que tange à elaboração de um software de suporte à decisão que tem como ponto de partida o sistema AcquaNet*, do LabSid, instituição ligada à USP e voltada à solução de problemas nos campos da Hidráulica, Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente. “Neste contrato, a  Cobrape e o LabSid dão continuidade a uma bem-sucedida parceria. Iremos muito além do AcquaNet, um software livre acessível pela web.  Está sendo desenvolvido um sistema exclusivo , com grande detalhamento”, relata Wagner Nogueira, engenheiro e analista de sistemas da Cobrape que coordena a área de TI.

O software terá interface GIS (Geographic Information System) para leitura e produção de mapas com informações relativas aos recursos hídricos . “Um dos pontos mais importantes do sistema será mostrar riscos em cada bacia e fazer projeções”, detalha Nogueira, que alerta para a complexidade dos objetos de estudo. “Só o Rio Doce tem mais de 200 mil ottobacias  (unidades geográficas adotadas para a avaliação dos corpos d´água).”

Diretrizes gerais:

  • Análise de consistência
  • Disponibilidade hídrica natural (preferencialmente)
  • Efeitos de regularização
  • Discretização por trecho de rio (toda área de contribuição: calha federal + afluentes estaduais)

Principais etapas:

  • Obtenção e seleção de dados
  • Estudos pluviométricos
  • Estudos fluviométricos
  • Disponibilidade hídrica superficial

Principal resultado:

  • Disponibilidade hídrica calculada e discretizada por trecho de rio

Regiões

O estudo compreende as seguintes regiões hidrográficas: Atlântico Leste (Itaúnas, Jequitinhonha e São Mateus), Atlântico Sudeste (Ribeira do Iguape, Itabapoana, Doce e Paraíba do Sul), Atlântico Sul (Mampituba, Mirim/São Gonçalo), Paraná (Paranapanema, Mogi-Guaçu, Paranaíba, Pardo, Piracicaba, rios federais no DF, São Marcos e Grande), São Francisco (Preto, Urucuia e Verde Grande), Tocantins-Araguaia (Paraná) e Uruguai (Negro e Quaraí)

Como atividade inserida no âmbito do programa Interáguas, o desenvolvimento do estudo de Modelagem Quantitativa e Qualitativa de Trechos de Rio em Bacias Hidrográficas Consideradas Críticas deve observar, em conjunto com a legislação nacional, diretrizes ambientais e sociais. Tais diretrizes foram desenvolvidas para buscar uma maior sustentabilidade ambiental e social para todas as atividades e produtos resultantes do programa.

*O AcquaNet é um modelo integrado para análise de sistemas complexos em recursos hídricos, representando, por meio de trechos e nós, tanto os corpos d´água naturais quanto estruturas artificiais como adutoras, reservatórios, transposições, etc  

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)