Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Processo participativo legitima Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Paranaíba
  
Assessoria de Comunicação
19/07/2012

Engenheiro José Antonio Oliveira de Jesus, da Cobrape, apresenta enquadramento dos rios da Bacia do Paranaíba

Dr. Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles, presidente do CBH Paranaíba, durante reunião pública em Itumbiara

Desafio: 92% da população da Bacia situa-se em áreas urbanas

  • Engenheiro José Antonio Oliveira de Jesus, da Cobrape, apresenta enquadramento dos rios da Bacia do Paranaíba
  • Dr. Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles, presidente do CBH Paranaíba, durante reunião pública em Itumbiara
  • Desafio: 92% da população da Bacia situa-se em áreas urbanas

A Cobrape finalizou a segunda etapa de consulta pública sobre a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (PRH-Paranaíba). De 14 de maio até o dia primeiro de junho, foram realizadas nove reuniões públicas em quatro unidades da Federação para promover a participação da sociedade nas discussões acerca do planejamento para o uso da água na região.

Os encontros da Etapa de Cenários foram realizados em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal e integram o Processo Participativo da elaboração do PRH-Paranaíba. "As reuniões públicas obedecem ao princípio de gestão participativa dos recursos hídricos, estabelecido pela Lei das Águas", explica o engenheiro da Cobrape Rafael Fernando Tozzi, Coordenador Executivo do PRH-Paranaíba.

Durante as reuniões, representantes da sociedade civil organizada, gestores públicos, agricultores, industriais e demais interessados na gestão participativa dos recursos hídricos puderam conhecer os cenários prospectivos construídos para o uso das águas da bacia, opinar e sugerir iniciativas para aprimorar o PRH-Paranaíba. Segundo Tozzi, a participação da sociedade legitima o Plano e promove a responsabilidade compartilhada sobre o recurso natural. "A gestão sustentável da água não é possível sem a participação da sociedade", afirma.

As reuniões do Processo Participativo do PRH-Paranaíba foram organizadas pela Cobrape em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA) e o Grupo Técnico de Acompanhamento do Plano, vinculado à Câmara Técnica de Planejamento Institucional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. A previsão para a realização da Terceira Etapa das Reuniões Públicas do plano é o final do mês de outubro de 2012, quando serão apresentadas as propostas de ações e metas do Programa de Investimento do PRH-Paranaíba.

A Lei das Águas - A Lei 9.433/97, conhecida como Lei das Águas, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. A legislação é considerada inovadora por caracterizar os recursos hídricos como  finitos, vulneráveis e de valor econômico, concepções sobre a água até então inexistentes no País.

Além disso, o novo marco legal estabeleceu uma norma geral para a exploração das bacias hidrográficas, que considera os potenciais hídricos de cada bacia e permite o acesso de todos os usuários aos benefícios dos múltiplos usos da água. O PRH-Paranaíba vem sendo elaborado pela equipe de consultores da Cobrape nessa perspectiva e também a partir da experiência da empresa na área. A Cobrape assina o Plano de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (SP) e os Planos Estaduais de Recursos Hídricos do Paraná e do Tocantins.

SAIBA MAIS

A Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba é a segunda maior unidade hidrográfica da Região Hidrográfica do Paraná, com 25,4% de sua área, que corresponde a uma área de drenagem de 222.767 quilômetros quadrados, abrangendo parte dos estados de Goiás (65%), Minas Gerais (30%), Distrito Federal (3%) e Mato Grosso do Sul (2%).
 
A população da região é de cerca de 8,5 milhões de habitantes, sendo aproximadamente 92% encontram-se em áreas urbanas. Esta ocupação abrange 193 municípios distribuídos por quatro Unidades da Federação: Goiás (133 municípios), Minas Gerais (55 municípios), Mato Grosso do Sul (4 municípios) e o Distrito Federal. A densidade demográfica média da bacia está próxima a 38 habitantes por quilômetro quadrado. Esta população está concentrada nas regiões metropolitanas de Brasília, Goiânia e Uberlândia.
 
Dentre as atividades produtivas que fazem uso da água na região, destacam-se a criação de bovinos, suínos e galináceos; as grandes áreas de monocultura – cana-de-açúcar, soja, milho e café; atividades industriais de beneficiamento de bens minerais, madeira e mobiliário, papel e papelão e produtos alimentícios.
 
Os principais conflitos identificados em torno da água na região são a insuficiência hídrica para a demanda crescente de abastecimento dos grandes centros urbanos; a deterioração da qualidade das águas pelo lançamento de esgotos domésticos sem tratamento adequado, o peso da geração de hidroeletricidade nos rios da bacia e o uso indiscriminado para irrigação sem considerar-se os usos múltiplos das águas (fonte: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba).

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)