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BID financia desenvolvimento do turismo no Ceará
  
Assessoria de Comunicação
10/06/2011

Cumbuco e jangadas – imagem do Ceará reconhecida mundialmente.

Canoa Quebrada, destino turístico cearense a ser aprimorado pelo Prodetur.

  • Cumbuco e jangadas – imagem do Ceará reconhecida mundialmente.
  • Canoa Quebrada, destino turístico cearense a ser aprimorado pelo Prodetur.

O Ceará foi o primeiro Estado brasileiro a conseguir financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implantação do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur Nacional.

Com financiamento de US$ 150 milhões e contrapartida de US$ 100 milhões, o Estado irá promover, consolidar e aumentar a competitividade de três de seus principais polos turísticos – o Litoral Leste, a Chapada da Ibiapaba e o Maciço do Baturité. Para quem não conhece, estão nestes polos as praias, dunas, falésias e serras que enchem os olhos dos milhares de turistas brasileiros e estrangeiros que escolhem o Ceará como destino turístico.

Estudos de mercado definirão as localidades prioritárias para desenvolver as ações do programa, sendo que Cumbuco, Morro Branco/Praia das Fontes e  Canoa Quebrada já foram pré-selecionadas para o trabalho.

Segundo estimativas do BID, o programa deverá atrair investimentos privados e ampliar a geração de empregos em mais de 30 cidades cearenses. O Banco também prevê aumento de 18% nos gastos diários dos turistas no Ceará até o final da implantação do programa. Atualmente, o turismo representa 10% do Produto Interno Bruto do Estado.

Em sintonia com a Política Nacional de Turismo, estabelecida pelo Ministério do Turismo (MTur), o programa lança um olhar multissetorial para o turismo e procura desenvolver a atividade com base no uso sustentável dos recursos naturais, geração de empregos e inclusão social. Por este motivo, Poder Público, segmentos envolvidos no desenvolvimento da atividade turística e  sociedade são chamados a participar do processo de planejamento do Prodetur Nacional Ceará.

Cobrape foi escolhida para gerenciar o Prodetur

De partida para Fortaleza, o engenheiro curitibano André Protzek Neto afirma que a diversidade das ações do Prodetur Nacional Ceará representa um grande desafio para a implantação do programa. "Vamos transitar tanto por sistemas de saneamento quanto por sistemas de informação; esse amplo  leque de atividades é uma característica dos programas multissetoriais integrados", diz.

André é o coordenador da unidade que a Cobrape inaugura em junho em Fortaleza. A empresa foi contratada pela Secretaria de Turismo do Governo do Ceará (Setur) para gerenciar o Prodetur Nacional no Estado e já colocou uma equipe multidisciplinar em campo. São especialistas em fortalecimento institucional da atividade turística, infraestrutura, meio ambiente, planejamento e controle, com formação em diferentes áreas do conhecimento, como engenharia, turismo e sociologia, por exemplo.

Infraestrutura é principal obstáculo a superar

A infraestrutura, adianta André, concentra a maior parte dos recursos (US$ 133,5 milhões) e dos esforços do programa. Como exemplo, ele cita a localidade de Porto das Dunas, na região metropolitana de Fortaleza, que abriga o maior parque aquático da América Latina. "Os serviços de saneamento na região não suportam o fluxo turístico e sua fragilidade compromete o meio ambiente. O BID deverá financiar 100% das obras e dos estudos ambientais dessa área", informa André.

Os acessos aos destinos turísticos também estão na mira do programa. A Cobrape deverá gerenciar estudos de viabilidade e projetos executivos voltados para a duplicação da Rodovia CE-040 e mais 60 quilômetros de estradas. O Aeroporto de Aracati, que atende o Litoral Leste do Estado, está sendo ampliado.

Preocupação ambiental - Outro componente do programa é a gestão ambiental, voltada para a recuperação de áreas degradadas. André chama a atenção para o caso da paisagem internacionalmente conhecida formada pelas falésias de Canoa Quebrada, praia do Litoral Leste. "Estamos preparando os termos para a elaboração de um plano de manejo ambiental da área; as falésias, que induzem o turismo no local, não podem permanecer sob ameaça de degradação", diz.

Estratégia é ponto forte do programa

Para fazer valer o investimento em infraestrutura, o programa se concentra na estratégia de desenvolvimento do produto turístico e sua comercialização. É neste componente que atuarão os especialistas em turismo da Cobrape, delineando os estudos de mercado e as alternativas de valorização das localidades turísticas.

Faz parte da estratégia capacitar a mão de obra das localidades para o "novo turismo", uma arena na qual, segundo os turismólogos, não se vendem quartos, vendem-se experiências. A gerenciadora irá preparar o pequeno e médio empresariado local que lida com o turismo para esta mudança de paradigma proposta pelo programa, o "marketing de sensações".

Aliás, "marketing de sensações" que foi soberbamente anunciado nos versos da dama cearense Rachel de Queiroz em seu Mandacaru:

Homem do Sul,
você que conhece a geada e o frio,
você que já viu primavera,
 inverno, outono
como na Europa,
você não sabe o que é o sol!
[...]

Você nunca veio até cá…
“— Ceará!

 

Da Assessoria de Comunicação
Sandra Di Croce Patricio

 
 
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