Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Saneamento ambiental: soluções da Cobrape para comunidades rurais na Bacia do Rio São Francisco
  
Assessoria de Comunicação
17/09/2025

Comunidades Rurais na Bacia do Rio Francisco

Comunidades Rurais na Bacia do Rio Francisco

Comunidades Rurais na Bacia do Rio Francisco

Equipe visita Comunidades Rurais na Bacia do Rio Francisco

  • Comunidades Rurais na Bacia do Rio Francisco
  • Comunidades Rurais na Bacia do Rio Francisco
  • Comunidades Rurais na Bacia do Rio Francisco
  • Equipe visita Comunidades Rurais na Bacia do Rio Francisco

Com foco na melhoria da saúde, da qualidade de vida da população e na proteção ambiental, a Cobrape desenvolveu soluções de esgotamento sanitário para comunidades rurais, quilombolas e aldeias indígenas situadas na bacia do rio São Francisco, nos estados da Bahia e de Alagoas.  

Os projetos, desenvolvidos para a Agência Peixe Vivo, beneficiaram os domicílios rurais nos municípios de Jaguarari e Pedro Alexandre, na Bahia, Traipu, Santana do Ipanema, Pariconha e Inhapi, em Alagoas. 

Um dos principais problemas enfrentados na região é o lançamento de esgoto em córregos, riachos e rios da bacia como uma das causas da degradação de mananciais destinados ao abastecimento humano, gerando impactos ao meio ambiente e à saúde. Essa situação ocorre em toda a bacia, com destaque para áreas rurais que, em sua maioria, não são atendidas por prestadores de serviço. Nesses locais, é comum a existência de sistemas de tratamento e/ou disposição final de efluentes construídos pelos próprios moradores sem conhecimento técnico e sem infraestrutura adequada para o seu correto funcionamento.  

O trabalho da Cobrape envolveu a mobilização dos moradores, por meio de ações estratégicas como as visitas de reconhecimento a cada uma das comunidades rurais, mobilização das populações locais e divulgação de informações sobre o projeto e seus objetivos.  

As visitas possibilitaram a caracterização geral dos territórios, com a identificação e análise das vias de acesso, bem como a verificação dos aspectos socioeconômicos, ambientais (uso e ocupação do solo, topografia e hidrografia) e sanitários (abastecimento de água, afastamento e destinação dos esgotos). 

Foram cadastrados 133 domicílios para elaboração de projetos específicos em cada comunidade, além da criação de mapas temáticos sobre vias de acesso, setores censitários, uso e ocupação do solo e hidrografia. 

Na segunda etapa do trabalho, as famílias contempladas com soluções individuais de esgotamento sanitário nas comunidades selecionadas foram cadastradas com o uso de um aplicativo desenvolvido pela Cobrape especificamente para o contrato. 

O aplicativo registrou a situação geral e as condições sanitárias dos imóveis com base das respostas a um questionário aplicado a cada morador. Uma funcionalidade adicional do sistema permitiu aos moradores visualizarem, por meio de croqui personalizado, a solução mais adequada às suas necessidades. A anuência para a implantação também pode ser feita pelo próprio aplicativo, o que agilizou a elaboração dos projetos, já que era possível obter uma visão abrangente dos cadastros. 

Com as informações coletadas, a equipe da Cobrape elaborou, para cada município, um panorama com as características gerais dos domicílios rurais visitados, incluindo uma análise da situação do abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos domiciliares e drenagem e manejo de águas pluviais, de acordo com observações em campo e dados de fontes oficiais. 

A análise dos dados abrangeu as soluções por propriedade, como: fossa seca, banheiro seco compostável, círculo de bananeiras, fossa verde ou bacia de evapotranspiração (BET), fossa séptica biodigestora (FSB) e biodigestor.  

Ao todo, foram elaborados 818 Cadastros Individuais por Propriedade (CIP), contendo informações de localização, ficha de cadastramento, registros fotográficos georreferenciados das visitas, croqui da solução proposta, termos de aceite assinados e documentos do representante legal do imóvel.  

Cada imóvel recebeu um Projeto Individual por Propriedade (PIP), contendo a solução individual adequada para a coleta e tratamento de efluentes domésticos, além do orçamento específico e cronograma físico-financeiro para sua execução. Vale destacar que a escolha da tecnologia considerou as características locais e as necessidades da comunidade.   

Recursos hídricos 
A Bacia do Rio São Francisco possui área total de 639.219,4 km2, sendo que: 62,5% dessa área localiza-se na região Nordeste do Brasil; 36,8%, na região Sudeste; e 0,7%, na região Centro-Oeste. A bacia abrange os estados de Goiás (e o Distrito Federal), Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais. Pela sua extensão, apresenta grande diversidade de cenários relacionados à sua população, atividades econômicas desenvolvidas e ocupação territorial.  

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)