As obras do Projeto de Saneamento Integrado - Águas de Araguaína (PSI) já estão impactando positivamente o município de Araguaína, em Tocantins, levando desenvolvimento econômico a todos os bairros da cidade e melhorando a qualidade de vida da população e a mobilidade urbana antes mesmo da conclusão total.
A Avenida Governador Siqueira Campos, um importante eixo viário e comercial do município, alcançou 88,30% de execução da primeira etapa, com toda a canalização entre a Avenida Marginal Neblina (Via Norte) e a Avenida Castelo Branco finalizada. Neste momento, as equipes trabalham na terraplenagem das vias urbanas, pavimentação e construção de guias, sarjetas e calçadas, com entrega prevista para dezembro deste ano.
A segunda etapa das intervenções está em aproximadamente 54%, enquanto as obras das Bacias de Detenção BDN 1, 2 e 3, que atuarão no controle das cheias, alcançaram 41,71%. Atualmente, o Setor Urbanístico encontra-se em fase inicial da execução dos trabalhos.
Outra via que também está no escopo do PSI é a travessia da Avenida Castelo Branco pertencente a uma área de transição (limítrofe) entre as obras da 1ª e 2ª etapas da Avenida Governador Siqueira Campos. Após 23 dias de interdição, para implantação de uma rotatória e adequações de pavimento, a via foi liberada, o que resultou em uma melhor fluidez no trânsito.
A melhoria da mobilidade urbana também passa pela Avenida Marginal Neblina, a Via Norte, considerada uma das maiores obras de infraestrutura da cidade. Com aproximadamente 7 quilômetros de extensão em pistas duplicadas, ela conecta o centro da cidade ao Setor Costa Esmeralda e à BR-153. Nesta segunda etapa, a via interliga a Avenida Castelo Branco, na região do Parque Cimba, aos setores Araguaína Sul, Araguaína Sul 2, Maracanã, Universitário, Setor Barros, Parque Bom Viver e Residencial Costa Esmeralda.
O trecho recebeu pavimentação em asfalto usinado de alta durabilidade, drenagem superficial e profunda, calçadas acessíveis, ciclofaixas, sinalização e iluminação pública. O programa prevê também a criação de novas áreas verdes, como os Parques de Preservação Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel, que estão em fase de licitação. Essas iniciativas vão contribuir para preservar o meio ambiente, valorizar a cidade e oferecer opções de lazer à população.
Também em processo licitatório, as intervenções no Córrego Água Fria, no Canal Tanque e nas Bacias de Detenção Jacuba (BDJ-1) e Raizal (BDJ-2). Já o Córrego São Benedito será desassoreado. O início das obras está previsto para dezembro de 2025.
“A transformação na infraestrutura urbana da cidade é bastante significativa antes mesmo da conclusão do projeto. É visível o avanço no desenvolvimento da região”, destacou o coordenador do contrato pela Cobrape Hernani Anconi.
A Cobrape é a responsável pela supervisão de execução de obras, projetos, estudos, ações ambientais e sociais. Também supervisiona a aplicação de medidas e controles de gestão socioambiental na implantação das obras, assegurando o cumprimento do Plano de Controle Ambiental (PCA), a obtenção das licenças necessárias e o monitoramento contínuo dos processos. O objetivo é garantir que todas as etapas da execução sejam realizadas de forma eficiente, minimizando impactos negativos sobre o meio ambiente e as comunidades locais, promovendo, assim, um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.
Águas de Araguaína
O Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína está sendo executado seguindo os pilares da mobilidade urbana, com acessibilidade universal para pedestres, bicicletas, automóveis e veículos de grande porte; preservação das nascentes do córrego Neblina; e criação de parques urbanos. O objetivo do programa é o desenvolvimento sustentável, com investimento em infraestrutura urbana aliado à preservação das nascentes e o fomento de áreas verdes.
O investimento é de US$ 54.900.000,00 financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), com contrapartida de US$ 13.725.000,00 da Prefeitura. O projeto teve início em julho de 2020 e previsão de término para junho de 2027.