O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína (PSI), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), teve seu relatório anual aprovado pelo quinto ano consecutivo por uma auditoria independente. A análise, realizada em março deste ano, incluiu visitas às obras em andamento e àquelas entregues em 2024, além de uma revisão dos demonstrativos financeiros.
A Cobrape é responsável pela supervisão das obras do PSI, que foram inspecionadas pela auditoria Sá Leitão. Os auditores visitaram as intervenções na Avenida Governador Siqueira Campos (1ª e 2ª etapas) e nas bacias de detenção no córrego Neblina.
A primeira etapa das obras na avenida já tem 87,7% de execução, e a segunda ultrapassou 43%. A Bacia Castelo Branco, que está prestes a ser concluída, já possui 80% das obras realizadas e deve iniciar a operação no final do mês de abril deste ano.
Segundo o coordenador da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP), Cid Forghieri, todos os procedimentos foram aprovados sem restrições, o que reforça a transparência na gestão dos recursos. A auditoria destacou ainda a eficácia dos controles financeiros adotados pela Prefeitura de Araguaína, com acompanhamento contínuo de uma auditoria independente.
O Projeto Águas de Araguaína abrange obras de infraestrutura, como asfalto, drenagem e parques urbanos. Já foram realizadas melhorias em diversas áreas da cidade, e o projeto segue com mais de 74% dos recursos aplicados, com previsão de conclusão total em 2027.
A Cobrape, como parte fundamental da execução, tem desempenhado um papel importante no gerenciamento e implementação das obras, garantindo a qualidade e o cumprimento dos prazos.
Águas de Araguaína
O Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína está sendo executado seguindo os pilares da mobilidade urbana, com acessibilidade universal para pedestres, bicicletas, automóveis e veículos de grande porte; preservação das nascentes do córrego Neblina; e criação de parques urbanos. O objetivo do programa é o desenvolvimento sustentável, com investimento em infraestrutura urbana aliado à preservação das nascentes e o fomento de áreas verdes.
O investimento é de US$ 54.900.000,00 financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), com contrapartida de US$ 13.725.000,00 da Prefeitura. O projeto teve início em julho de 2020 e previsão de término para junho de 2027.
*Com informações da Prefeitura de Araguaína.