No início deste mês de janeiro, mais 52 famílias que viviam com auxílio-aluguel receberam as chaves do seu apartamento no Residencial Violeta, parte do Conjunto Habitacional Guaicuri, em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades municipais de São Paulo.
As moradias integram o Programa Mananciais, que tem como objetivo implantar um corredor verde ao longo da canalização do córrego Guaicuri, além de viabilizar a construção de unidades habitacionais e a regularização fundiária de alguns trechos. O projeto ainda prevê a instalação de áreas públicas de lazer.
“Estou muito grata por conquistar minha casa própria. É a realização de um sonho, pois viver de aluguel é uma luta constante”, disse a dona de casa Renata de Lima, que se mudará com o marido e as duas filhas. As crianças não escondem a animação com a nova moradia.
A Cobrape, parceira e gerenciadora social da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo, especialmente da Secretaria Executiva do Programa de Mananciais (Sehab/SEPM), se prepara agora para acompanhar as famílias no processo de assinatura do Termo de Permissão de Uso (TPU). O objetivo é garantir que os moradores compreendam plenamente o documento, esclarecendo dúvidas sobre direitos e responsabilidades referentes à nova unidade habitacional.
Outra etapa deste trabalho social é o reassentamento das famílias. A equipe da Cobrape organiza toda a logística necessária para a mudança ao condomínio, fornecendo acompanhamento técnico e orientações para que o processo ocorra de maneira tranquila e estruturada.
Após a mudança, serão realizadas atividades voltadas à convivência em condomínios e a gestão condominial, promovendo a integração das famílias nos novos espaços e reforçando o senso de comunidade e responsabilidade coletiva. “Estava contando os minutos para ter o meu apartamento. E ficou muito mais bonito ainda do que eu imaginava. Estou emocionada”, afirmou a vendedora de bolos Daiane Cristina Quirino de Freitas, que vai se mudar com o marido e os quatro filhos.
Antes da entrega das chaves, o trabalho da equipe social da Cobrape começou com a identificação das famílias diretamente impactadas pelas obras públicas de canalização, urbanização e construção das unidades habitacionais previstas para o projeto Guaicuri. Esse processo incluiu a selagem dos imóveis e a identificação dos moradores em 2021.
A equipe promoveu diversas reuniões para esclarecer dúvidas sobre o processo de intervenção, apresentar as alternativas habitacionais ofertadas pela Sehab/SEPM e discutir os passos seguintes. “O diálogo foi fundamental para construir confiança, promover transparência, reduzir conflitos e apoiar as famílias em momentos de incerteza”, destacou a supervisora do Trabalho Social da Cobrape Aline Asaeda Alves de Araújo.
Também foi feita a atualização cadastral e a coleta de dados socioeconômicos para compreender as condições de vida das famílias, como renda, composição familiar e vulnerabilidades. Essas informações subsidiaram as decisões e ações do projeto habitacional. As famílias foram inseridas no programa de auxílio-aluguel para minimizar o impacto das remoções e garantir uma alternativa provisória de moradia até o reassentamento definitivo.
Outra iniciativa da equipe social foi o acompanhamento próximo do processo de remoção das famílias, assegurando que as mudanças ocorressem de forma organizada e respeitosa, com suporte logístico e humano necessário.
Ao todo, o Conjunto Habitacional Guaicuri contará com 1.090 unidades habitacionais, distribuídas em 22 condomínios. Com o Residencial Violeta, já são quatro prédios entregues, somando 122 unidades.
Mananciais
O Programa Mananciais, da Secretaria Executiva do Programa Mananciais / Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), que atua nas bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na zona sul da cidade de São Paulo, tem como objetivo a urbanização de assentamentos precários, regularização fundiária, atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou de áreas em obras e implantação de parques e áreas de lazer, bem como equipamentos públicos.