Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Cobrape estuda a qualidade da água na bacia do Guarapiranga
  
Assessoria de Comunicação
08/10/2024

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) contratou a Cobrape para elaborar um estudo na bacia hidrográfica do Guarapiranga, situada em vários municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O documento vai apresentar um diagnóstico sobre a qualidade da água e uma avaliação do uso e ocupação do solo, a fim de identificar os principais contribuintes de carga de nutrientes e os investimentos necessários para redução dessas cargas.   

O objetivo do projeto é analisar a qualidade da água da bacia do Guarapiranga por meio de dados de monitoramento. Será avaliado também como o uso do solo e os sistemas de esgotamento sanitário afetam a qualidade da água. Parte do escopo do contrato, o trabalho vai apontar investimentos prioritários para tratar as águas dos córregos, levando em conta os custos e a redução das cargas de nutrientes no reservatório. Para essa avaliação será utilizado o Modelo de Correlação Uso do Solo e Qualidade da Água, o MQUAL, uma ferramenta matemática que estima a quantidade de poluentes que entram em uma bacia hidrográfica. O MQUAL é usado em Leis Específicas e Planos de Desenvolvimento Participativo das Águas (PDPAs) para analisar o impacto do uso do solo na qualidade da água e definir os investimentos necessários para atingir metas.   

A Bacia do Guarapiranga tem área aproximada de 631 km2. Nesta bacia está a represa Guarapiranga, com 26 km², localizada ao sul da RMSP, responsável pelo fornecimento de água potável para quase 4,2 milhões de pessoas nos municípios de São Paulo, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Cotia e Osasco, por meio da Estação de Tratamento de Água Rodolfo José da Costa e Silva (ETA RJCS), que produz até 16 m³/s de água.     

O reservatório, concluído em 1909, recebe água de 12 afluentes principais, incluindo os rios Embu-Mirim e Embu-Guaçu e os córregos Guavirutuba e Golf Club. Além do abastecimento, a represa é usada para esportes náuticos e outras atividades de lazer.  Uma característica da região é a mistura de áreas rurais e urbanas, incluindo chácaras, loteamentos irregulares e zonas de variados padrões de ocupação. 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)