O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) estendeu o trabalho de limpeza de córregos e rios em municípios do estado do Rio de Janeiro por meio do Programa Limpa Rio Comunidade, que tem o objetivo de reduzir e prevenir enchentes e inundações, diminuir as doenças de veiculação hídrica e promover educação ambiental para a população de comunidades. A Cobrape atua nesta nova etapa dos serviços, com previsão de término no próximo mês de outubro.
As iniciativas do Programa Limpa Rio Comunidade abrangem a limpeza e desobstrução manual e mecânica dos corpos hídricos e das galerias de águas pluviais, juntamente com a mobilização comunitária e conscientização ambiental, revegetação e recuperação das margens.
A área de atuação compreende 39 municípios de três regiões hidrográficas - do Lago São João (RH VI), do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (RH IX) e de Macaé e das Ostras (RH VIII) -, que tem uma população estimada em 2,85 milhões de habitantes, correspondendo a mais de 17% da população do estado.
Desde o início das atividades, em julho de 2022, a equipe mobilizada já fez intervenções em mais de 260 frentes de serviços em território, removendo 43 mil m³ de resíduos em 85 km de córregos. As operações de limpeza ocorrem em pequenos córregos e valos onde a execução de serviços com equipamentos de porte é difícil, devido à presença de edificações e à própria natureza topográfica do local.
Somadas às intervenções físicas, a Cobrape promoveu eventos e palestras em praças e escolas sobre conscientização ambiental, capacitando e treinando a população com o intuito de sensibilizá-la, estimulando práticas de atividades mais sustentáveis e o engajamento das comunidades. As palestras abordaram temas como educação sanitária, incentivando a mudança de hábitos e adesão a práticas sustentáveis, plantio de mudas da Mata Atlântica para a recuperação da mata ciliar e plantio de hortaliças para estimular a alimentação saudável e sustentável, além de oficinas de produção de mudas e reutilização de materiais reciclados. As ações diárias de contato direto com a população vizinha e as frentes de intervenção totalizaram 20 eventos já realizados, com a participação de aproximadamente 1.400 pessoas.
Essas atividades pretendem prevenir ou mitigar danos ambientais e preservar os ecossistemas e o bem-estar social das comunidades ribeirinhas. Elas trazem diversos benefícios para a população, entre eles: redução de ocorrências de enchentes e, consequentemente, o risco de inundação da comunidade, diminuição da proliferação de doenças e da perda patrimonial e de bens duráveis, por conta das chuvas intensas de verão nas cidades, principalmente nas comunidades de baixa renda, devido a ocupação de terrenos inadequados.
Dessa forma, a Cobrape segue colaborando com os esforços do estado do Rio de Janeiro em proporcionar maior segurança à população de suas comunidades diante dos eventos climáticos extremos.