O Programa de Requalificação Urbana de Aracaju – Construindo para o Futuro avança em seu objetivo de gerar benefícios para a cidade e a população. Uma das principais obras, a construção da avenida Perimetral Oeste, chegou a 75% de conclusão. A via terá uma extensão total de 7,5 km, com uma largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, incluindo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Além de ser uma nova rota entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, ela proporcionará oportunidades de desenvolvimento econômico e melhorias para as comunidades da zona oeste. A conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano.
O Consórcio Cobrape/Nippon foi contratado para supervisionar aspectos técnicos e ambientais, garantindo o cumprimento das políticas estabelecidas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em relação à engenharia, meio ambiente, serviço social e segurança do trabalho.
Estão em andamento as obras de infraestrutura do conjunto habitacional do bairro Lamarão e as unidades habitacionais, com a capacidade para atender 484 famílias, com um percentual de execução de 83% e 14% respectivamente. As obras no Centro Dia do Idoso, no Centro de Referência De Assistência Social (CRAS) do bairro 17 de março, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do bairro Jabotiana, no Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III) Transtorno do bairro 17 de março, no Centro de Triagem do bairro José Conrado de Araújo e a Revitalização do Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira) têm, respectivamente, 70%, 40%, 95%, 50%, 30% e 25% de execução. As obras do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Casa Lar no bairro 17 de março, do Cercamento e Entradas do Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira) já foram concluídas.
Também faz parte do programa a construção de dez ecopontos, dos quais três foram concluídos nos bairros Inácio Barbosa, Ponto Novo e 18 do Forte, um em andamento no bairro Jardim Centenário. Outros dois nos bairros Grageru e Farolândia foram temporariamente paralisados para resolver questões administrativas pendentes, enquanto os demais ainda não tem locais definidos.
Das onze praças previstas no programa, dez já foram entregues, sendo oito no bairro 17 de março e duas no bairro Santa Maria. O equipamento de lazer no bairro Jabotiana tem 80% das obras concluídas. Assim, o programa atende aos objetivos de promover melhorias nos espaços urbanos, facilitar o acesso da população a diferentes regiões e ajudar no desenvolvimento de setores ligados à infraestrutura, habitação e serviços sociais.
O Programa
O Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo BID com investimento de cerca de R$ 400 milhões, foi estruturado em três componentes: intervenção urbana, que consiste em facilitar o acesso da população local ao norte e oeste do município; infraestrutura urbana, moradia, serviços sociais e recuperação ambiental, com o objetivo de aumentar e resgatar as áreas verdes; e interconectividade urbana com o desafio de diminuir o tempo de descolamento entre as regiões.