Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Trabalho da Cobrape é premiado no 32º Congresso da Abes
  
Assessoria de Comunicação
26/05/2023

O estudo ‘Avaliação de alternativas para a destinação de efluentes sanitários tratados em cinco municípios do estado de São Paulo: ênfase no potencial de reuso de água’, elaborado pela Cobrape, ganhou o prêmio Enaldo Cravo Peixoto, no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), de 21 a 24 de maio de 2023, em Belo Horizonte.

O objetivo do prêmio é reconhecer o melhor trabalho técnico, pedagógico ou científico apresentado durante o congresso.

O estudo foi desenvolvido pela Cobrape para o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O trabalho evidencia a segurança hídrica na região estudada (Bacia do Rio Grande) quando a opção do reúso da água é considerada, por apresentar melhora da qualidade da água dos corpos hídricos receptores e redução dos riscos de comprometimento dos usos dos recursos hídricos. Com isso, o estudo assume a importância estratégica na orientação de ações e investimentos voltados ao desenvolvimento e sustentabilidade não somente da região estudada, como também em outras localidades.

A apresentação do trabalho, na terça-feira, 23 de maio, foi feita pela engenheira química Carolina Harue Nakamura, que integra a equipe da Cobrape, formada pela engenheira sanitarista Jane Cristina Caparica Ferreira Domingues e pelos engenheiros José Antônio Oliveira de Jesus e Heitor Collet de Araújo Lima e pelo professor José Carlos Mierzwa.

Na bacia do Rio Grande, há um Plano Integrado de Recursos Hídricos que destaca que os corpos hídricos receptores dos efluentes tratados de cinco municípios paulistas – Catanduva, Leme, Mogi Mirim, Ribeirão Preto e Sertãozinho – apresentam diversos trechos em que a concentração do parâmetro DBO ultrapassa os limites das classes em que os corpos d’água estão enquadrados. Assim, este estudo focou na apresentação de alternativas para a destinação dos efluentes tratados nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e respectivos custos de capital (CAPEX), e operação e manutenção (OPEX), visando a melhoria dos corpos hídricos receptores. Dentre as alternativas, foram propostas a melhoria da qualidade do efluente para lançamento superficial e o reúso de água.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)