Entre os dias 7 e 11 de abril, a equipe da Cobrape realizou visitas técnicas como parte da etapa de diagnóstico da atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico da Cidade do Recife, em Pernambuco.
O Plano envolve os quatro eixos do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo de águas pluviais. Entre as atividades realizadas, estão as visitas às estruturas de saneamento, como captações e estações de tratamento de água, estações de tratamento de esgoto e pontos de lançamento, áreas de risco geológico e de inundação, e unidades de triagem e tratamento de resíduos sólidos, dentre outras.
As visitas e reuniões foram acompanhadas por representantes de instituições do setor, como a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana de Recife (Emlurb), Autarquia de Urbanização (URB), Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar) e Defesa Civil.
Dentre os principais aspectos observados em campo, destaca-se a necessidade de ampliação da capacidade de produção de água para regularizar o abastecimento nas áreas de morro e o baixo índice de cobertura dos sistemas de coleta e tratamento de esgotamento sanitário.
Outro ponto analisado foi a ocupação de locais de risco, seja em áreas planas alagáveis ou em encostas nas áreas de morros, um dos grandes desafios no eixo de drenagem urbana. Quanto ao eixo de resíduos sólidos, apesar da boa estrutura de coleta dos resíduos, constatou-se uma demanda para a ampliação das campanhas de mobilização e educação ambiental para redução do descarte em locais impróprios.