A equipe social do Consórcio Modelo Social, liderado pela Cobrape, realizou um evento de encerramento das atividades do trabalho técnico social no Conjunto Habitacional Residencial Cooperativa II, em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, na quinta-feira, 25 de setembro.
As ações fazem parte do Programa Carta de Crédito Associativa (CCA), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU).
Considerando que o objetivo do trabalho social é promover a melhoria das condições de vida dos novos moradores, garantindo o acesso aos direitos sociais, econômicos e ambientais na nova residência, a equipe social articulou um plano de ação que englobou pilares estratégicos como a organização sociocomunitária, acesso à cidade, desenvolvimento econômico e educação ambiental, para atender as 420 famílias reassentadas no Cooperativa II.
Dessa forma, esses eixos de atuação visaram à inclusão no território e a permanência das famílias no conjunto habitacional; ao acesso aos serviços de educação, saúde, assistência social e cultura, entre outros; ao desenvolvimento econômico, com divulgação de vagas de emprego, oficinas de educação financeira e orçamento doméstico, cursos de capacitação profissional e empreendedorismo; e à educação ambiental, com campanhas de educação sanitária e ambiental, orientação sobre separação e descarte correto do lixo e utilização consciente dos recursos (água e energia).
De acordo com a coordenadora social Ângela Stevan, o trabalho técnico social é essencial para assegurar que os programas de habitação de interesse social não se limitem à entrega de unidades habitacionais, mas incluam a construção de vínculos com a população atendida, integração social, desenvolvimento comunitário e valorização das potencialidades do território.
O evento também marcou a finalização de um trabalho realizado em parceria com os equipamentos públicos e serviços essenciais para atender aos mutuários, como o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SDECT), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), a UBS Jardim Nazareth, a Enel e o Sebrae. As informações de cada um deles contribuíram para integrar os moradores nas dinâmicas sociais e econômicas do município.
O trabalho técnico social tem início antes da entrega das unidades habitacionais com o reconhecimento do território e a elaboração do Plano de Trabalho que norteará todas as atividades da equipe. No caso do Residencial Cooperativa II, teve iníco em setembro de 2024. A equipe social desenvolveu um planejamento com base no levantamento de informações e dados do território, visita técnica ao conjunto habitacional, mapeamento de equipamentos públicos e de estabelecimentos comerciais e de serviços, pesquisa socioeconômica e diagnóstico socioterritorial e participativo. O resultado foi um plano de trabalho técnico social abrangente e robusto com ações que assegurassem a permanência das famílias na nova moradia.
Neste trabalho, a Cobrape lidera o Consórcio Modelo Social, integrado pelas empresas CAA Company Consultoria e Gerenciamento de Empreendimentos Imobiliários e Líder S e S Administração de Bens e Condomínio, contratado pela CDHU para dar continuidade à implementação da Política Habitacional de Interesse Social no Estado de São Paulo.