O Governo de São Paulo entregou nesta segunda-feira, 20 de outubro, as chaves de novas moradias a 174 famílias em Cubatão, garantindo moradia digna e segurança jurídica a moradores de áreas de risco.
As unidades habitacionais fazem parte do Conjunto Habitacional W/Z, com 174 apartamentos (W) e 6 boxes comerciais (Z). O empreendimento, construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), foi destinado a famílias que viviam em áreas de risco no núcleo Mantiqueira, entre Cubatão e Santos, uma região considerada perigosa devido ao risco de deslizamentos e vazamentos.
O residencial é formado por dois prédios com apartamentos de até 49 m², que incluem varanda, dois dormitórios e infraestrutura completa. O conjunto também conta com playground, quadra, academia ao ar livre, espaço pet e sistema de energia solar nas áreas comuns. Além disso, foram construídas seis salas comerciais visando proporcionar maior diversidade de estabelecimentos comerciais, para atender as famílias que irão morar no empreendimento.
O projeto e as obras do empreendimento habitacional foram gerenciados pela Cobrape, que lidera o Consórcio Morar Bem, ao lado da CRA Engenharia de Infraestrutura, Modera Engenharia e Gerencial Consultoria Empreendimentos e Participações. O consórcio é responsável por gerenciar a implantação de projetos habitacionais nas regiões administrativas de Registro e Santos.
A atuação do consórcio abrange o gerenciamento das atividades de planejamento urbano, concepção, implantação, fiscalização de obras, averbação e assistência técnica de engenharia e arquitetura em empreendimentos habitacionais, em convênios, contratos, parcerias público-privadas, termos de cooperação, entre outros.
Programa Casa Paulista
O Casa Paulista, programa habitacional do Governo de São Paulo, tem como objetivo de facilitar o entendimento da população sobre os atendimentos e projetos habitacionais oferecidos pelo governo, além de garantir moradia digna e cidadania para famílias de baixa renda.