Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Cobrape atuou na modernização do sistema de abastecimento de água em Guarujá
  
Assessoria de Comunicação
07/02/2024

Os sistemas de abastecimento de água que atendem o município de Guarujá e o distrito de Vicente de Carvalho, na Baixada Santista, foram aprimorados para uma gestão mais eficaz de suas áreas operacionais, principalmente quanto à redução dos indicadores de perdas de água. O trabalho de melhoria, encerrado no fim de 2023, foi executado pelo Consórcio Perdas Guarujá - Vicente de Carvalho, integrado pelas empresas Cobrape, Enops Engenharia, Restor Comércio e Manutenção de Equipamentos e Eletromecânica e Starsan Construtora e Locações. 

O projeto é parte do Programa de Redução de Perdas de Água e Eficiência Energética, da Sabesp, financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que visa o aproveitamento eficiente e a boa gestão dos recursos hídricos nas áreas atendidas pela empresa.  

“O bom desenvolvimento deste contrato reflete a capacidade técnica das empresas envolvidas e o comprometimento em modernizar e otimizar a infraestrutura de abastecimento de água em Guarujá. A conclusão bem-sucedida dos trabalhos promete uma redução significativa nas perdas de água e um sistema mais resiliente e preparado para os desafios do futuro”, destacou o coordenador do contrato pela Cobrape, engenheiro Ramon Velloso. 

Projeto 

As ações desenvolvidas abrangeram desde a elaboração detalhada do plano de trabalho até a execução de serviços como sondagem de redes, instalação de equipamentos, pavimentação asfáltica e interligações.  

No início das atividades, a equipe do Consórcio fez um levantamento minucioso da situação atual do setor de abastecimento, incluindo testes de abastecimento e estanqueidade em 24 áreas para validação do projeto. Foram implementados Distritos de Medição e Controle (DMCs), que dividem a rede de distribuição de água em setores menores, possibilitando análise e controle do sistema com maior precisão, e instaladas Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs). 

Também foi elaborado um modelo hidráulico para adequar as alterações no sistema de abastecimento entre o momento da criação do projeto e a implantação da obra. A modelagem hidráulica também validou as extensões de reforços, substituições e interligações de redes, bem como obras complementares necessárias para o isolamento dos subsetores das VRPs, como redes e registros. O trabalho resultou em 44 mil ligações de água e aproximadamente 100 mil economias. 

Após a implantação, teve início a pré-operação e telemetria dos equipamentos, considerando a instalação e o funcionamento adequado dos dispositivos secundários de medidores de vazão (conversores), dataloggers, controladores de VRP e telemetria de forma que os dados coletados fossem enviados ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Sabesp, em Santos. 

Controle de pressão 

Em uma das etapas do projeto foram fornecidos e instalados 11 macromedidores eletromagnéticos e 6 válvulas redutoras de pressão, ambos de 200 a 400 milímetros (mm). Esses equipamentos foram integrados ao CCO, possibilitando o controle remoto da pressão de saída das válvulas, ajustes pré-programados em função do horário ou vazão, e monitoramento contínuo por meio de rádio modem. Essa integração de dados permitirá uma gestão mais precisa e ágil do sistema de abastecimento, contribuindo para a sustentabilidade e eficiência energética na região. 

O Consórcio também forneceu todos os recursos de mão de obra, materiais e equipamentos necessários para instalação das entradas de energia e sistema elétrico e de instrumentação para alimentação dos macromedidores, VRPs e pontos de monitoramento de pressão, além do pedido de ligação à concessionária de Energia. 

Obras 

Ainda no escopo do projeto, foram feitas obras de implantação de redes de distribuição de água por método convencional, com valas a céu aberto, somando 38.445,84 metros de redes de 50 a 400 mm. Também foi refeita a pavimentação asfáltica de 127.765,00 m² e executadas 326 interligações a partir de 100 mm. Para todas as atividades, o Consórcio forneceu os materiais, equipamentos e mão de obra necessária. 

Durante todo o projeto, a transparência e comunicação com a comunidade foram priorizadas, com a entrega de comunicados à população afetada e a consumidores residentes em ruas vizinhas sobre a execução de obras e interrupção programada do abastecimento.  

Abastecimento de Guarujá 

Guarujá é abastecido por meio do Sistema Produtor Jurubatuba; complementado pelo Sistema Produtor Pilões-Cubatão (Sistema Integrado que abastece os municípios de Santos, São Vicente Insular e Cubatão), mediante a travessia subaquática Santos-Guarujá.  

O Sistema Produtor Jurubatuba, que abastece exclusivamente o município, é composto por dois mananciais superficiais de Serra: o Rio Jurubatuba e, seu afluente pela margem direita, o Rio Jurubatuba-Mirim, aduzindo vazões até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Jurubatuba com capacidade nominal de tratamento de 2.000 l/s. Já o Sistema Produtor Integrado Pilões-Cubatão aporta vazões para Guarujá, por meio da travessia do Canal do Porto do Booster Vila Lygia; com uma vazão máxima de até 500 l/s. 

A adequação de um sistema de abastecimento de água é fundamental por diversas razões: melhora da saúde pública, prevenção de doenças, desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, segurança hídrica, eficiência operacional e atendimento a normas e regulamentações. 

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)