Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Resultados do trabalho social nas favelas de São Paulo
  
Assessoria de Comunicação
11/03/2010

Reciclagem: banners publicitários de lona se transformam em matéria prima.

A produção em série atende a demanda pelas sacolas

Para as mulheres, profissionalização e complementação da renda familiar

Nos detalhes das bolsas, o capricho das mãos treinadas

Mil bolsas serão distribuídas no Fórum Urbano Mundial. Do Jardim Iporanga para o mundo.

  • Reciclagem: banners publicitários de lona se transformam em matéria prima.
  • A produção em série atende a demanda pelas sacolas
  • Para as mulheres, profissionalização e complementação da renda familiar
  • Nos detalhes das bolsas, o capricho das mãos treinadas
  • Mil bolsas serão distribuídas no Fórum Urbano Mundial. Do Jardim Iporanga para o mundo.

O principal evento de urbanismo do mundo reserva uma surpresa para seus participantes.

Durante o V Fórum Urbano Mundial da ONU-Habitat serão distribuídas mil sacolas recicláveis produzidas por mulheres do Jardim Iporanga. As bolsas foram compradas pela Cities Alliance, coalizão mundial de cidades em desenvolvimento, especialmente para o Fórum, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 22 e 26 de março.

“O emprego está aqui dentro. Agora queremos divulgar o nosso trabalho e ser reconhecidas lá fora". A frase de Sandra Regina Pereira, liderança comunitária do Jardim Iporanga, resume a história por trás das bolsas que começam a ganhar o mundo.

Localizado em região de mananciais, na Zona Sul da capital paulista, o Jardim Iporanga é uma área beneficiada pelo Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo (SEHAB). O Programa se destaca pelo seu forte componente social, ou seja, além de promover melhorias na infraestrutura urbana, promove melhorias sociais e, nessa tarefa, a SEHAB é apoiada pela equipe de Políticas Públicas Sociais da Cobrape. O Projeto Sacolas Recicláveis é fruto dessa parceria.

Segundo a coordenadora do eixo Geração de Emprego e Renda da Cobrape, Nailer Ramalho Ribeiro Rodrigues, a ideia da produção de sacolas nasceu depois de várias reuniões com as moradoras do bairro. “O projeto atendia a todos os objetivos do trabalho social naquela área: gerar renda, incluir socialmente as pessoas e também preservar ambientalmente uma área importantíssima para o abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo”, conta Nailer.

No início, o Projeto Sacolas Recicláveis reuniu cerca de 15 mães de família, que passaram por um processo de capacitação técnica e aprenderam o ofício da costura industrial. Atualmente, as mulheres da Associação de Moradores do Jardim Iporanga operam em linha de produção comercial. ”A oficina de sacolas recicláveis trouxe para as mulheres do Jardim Iporanga uma oportunidade de trabalho, além de complementar a renda familiar, proporcionando melhor qualidade de vida para estas famílias. As mulheres estão muito envolvidas no trabalho e isso é gratificante”, relata Sandra, a líder comunitária.

Sandra também destaca o aspecto ambiental do Projeto, que recicla banners publicitários para utilizá-los como matéria prima. “Os banners, de lona, iriam parar no lixo; o Projeto colabora com o meio ambiente”, afirma. O Jardim Iporanga abriga três nascentes com espelho d´água. O nome do bairro, em língua indígena, significa “água linda”.

Enquanto Sandra trabalha para levar as criações das mulheres do Jardim Iporanga para o resto do mundo, Nailer, a coordenadora da Cobrape, planeja replicar ações sociais como esta empreendida no Jardim Iporanga em outras áreas atendidas pelo Programa de Urbanização de Favelas da SEHAB. A Cobrape mantém equipes sociais em cerca de 40 áreas da cidade.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)