Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Cobrape realiza workshop de pós-urbanização
  
Assessoria de Comunicação
03/11/2009

Rosana Piccilrilli e Sandra Marques coordenam workshop que reuniu a equipe social para tratar de pós-urbanização

  • Rosana Piccilrilli e Sandra Marques coordenam workshop que reuniu a equipe social para tratar de pós-urbanização

A equipe social da Cobrape realizou, em outubro, o terceiro workshop voltado para o trabalho de urbanização das favelas de São Paulo. O tema foi “Alinhar Experiências em Pós-Urbanização”, que reflete o estágio atual dos programas da prefeitura — a entrega das melhorias físicas para os moradores.

Na fase de pós-urbanização as comunidades se veem diante de uma nova infraestrutura — a favela se transforma em bairro, ruas são asfaltadas, moradias são retiradas de áreas de risco, córregos são canalizados. Essa mudança física exige, também, uma mudança de comportamento.

“Nossa tarefa é apoiar os moradores na construção de uma nova relação com o ambiente transformado; e sustentabilidade é a palavra-chave dessa nova relação”. explica Rosana Piccirilli, coordenadora do eixo Mobilização e Organização Comunitária (MOC) da equipe social da Cobrape.

Durante o workshop, os profissionais abordaram o princípio da sustentabilidade em três dimensões — social, ambiental e econômica — e aprofundaram os conceitos, técnicas e metodologias aplicados na fase de pós-urbanização.

Também foram revistos todos os macro-processos do trabalho social previsto pela secretaria de Habitação da prefeitura de São Paulo. A equipe da Cobrape está há um ano e meio acompanhando as ações de urbanização de favelas da prefeitura.

Na prática

Nas áreas beneficiadas pelo processo de urbanização, como Paraisópolis, Heliópolis e São Francisco, por exemplo, o trabalho de pós-urbanização junto aos moradores envolve oficinas, reuniões com grupos específicos, plenárias e assembléias.

Nessas atividades, moradores e profissionais da área social discutem, a partir das obras concluídas e das melhorias físicas implantadas, a nova realidade econômica, social e ambiental da comunidade transformada em bairro. “O objetivo é fazer com que a infraestrutura seja um impulso ao desenvolvimento das famílias e da região”, diz Rosana.

Ao final do workshop, a coordenadora técnica do trabalho social da Cobrape, Sandra Marques, fez um balanço dos três workshops realizados. Os eventos anteriores trataram de Educação Socioambiental e Mobilização e Organização Comunitária e foram orientados pelas diretrizes do Ministério das Cidades para projetos com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Sandra Di Croce Patricio, da Assessoria de Comunicação

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)