A equipe de Trabalho Técnico Social da Cobrape acompanhou a entrega de chaves a quatro famílias do Parque Imigrantes, em São Bernardo do Campo. A ação integra o Projeto de Urbanização Poligonal Estendida, que contempla infraestrutura de saneamento, pavimentação e reassentamento seguro para mais de 2 mil famílias.
O trabalho da equipe social é atuar como ponte entre os moradores e a Prefeitura, oferecendo orientação, escuta e acompanhamento ao longo de todo o processo. “Buscamos garantir que as famílias se sintam acolhidas, seguras e bem informadas em cada etapa, especialmente em um período de mudanças e adaptações”, destacou a assistente social do projeto Sandra Mara Araújo da Silva.
As entregas fazem parte do programa Compra Assistida da Secretaria da Habitação de São Bernardo do Campo (Sehab-SBC), uma modalidade pioneira no país para aquisição de moradias populares. Até o momento, a iniciativa já beneficiou 30 famílias que viviam na área, reassentadas em imóveis escolhidos por elas no município, conforme critérios do programa, desenvolvido em parceria com o Governo Federal.
A atuação da equipe social inclui atendimentos presenciais e remotos, reuniões informativas sobre o Programa Compra Assistida e seus trâmites, visitas domiciliares e técnicas, relatórios fotográficos, acompanhamento das assinaturas contratuais, vistorias pré-mudança e oficinas de geração de trabalho e renda.
Esse acompanhamento contribui para um processo mais transparente e humanizado, apoiando as famílias na construção de um recomeço em suas novas moradias, com mais segurança, dignidade e qualidade de vida.