Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Prefeito entrega 236 unidades habitacionais em comunidade da Zona Leste
  
Prefeitura de São Paulo
08/10/2009

Foto: João Luiz G. Silva / Secom

  • Foto: João Luiz G. Silva / Secom

O prefeito Gilberto Kassab entregou neste domingo (23/08) 236 apartamentos na comunidade São Francisco, em São Mateus (Zona Leste). Composto por 6 blocos, o Residencial São Francisco Morro das Pedras abriga 136 unidades (80 em 4 blocos de 5 andares e 56 em 2 blocos de 7 andares). Já no Residencial São Francisco 15 de Novembro, 100 unidades distribuem-se em 4 blocos de 5 pavimentos cada. Com 45 m², os apartamentos contam com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

"Essa comunidade conquista, depois de muitos anos, alguns benefícios. Primeiro, o direito à moradia. Pessoas que viviam em favelas da região hoje têm suas casas próprias. Depois, um parque linear, que estará pronto em breve, permitindo que as famílias pratiquem atividades de lazer, culturais e esportivas", afirmou Kassab, que esteve acompanhado dos secretários municipais de Habitação, Elton Santa Fé Zacarias, e de Articulação Metropolitana, Jorge Tadeu Mudalen.

Diferenciado para os padrões de habitação popular, o projeto contempla os residenciais com varandas comunitárias, que, além de servirem à circulação externa, propiciam o convívio entre os moradores do mesmo andar. Todas com caixilhos de alumínio, as janelas amplas (1,40 m de largura x 1,20 m de altura) aproveitam 40% a mais de iluminação natural do que as convencionais (em geral, 1,20 m x 1 m).

Há também unidades adaptadas (no térreo ou acesso via rampa), com portas mais largas (86 cm de vão de passagem), barras de apoio no banheiro e diâmetro de giro de 1,50 m na ligação entre a cozinha e a sala. Os conjuntos habitacionais ainda dispõem de lazer coberto, com churrasqueira e mesas para jogos, e garagem.

Com investimentos de mais de R$ 140 milhões, o projeto de urbanização da São Francisco Global, que integra o Programa de Urbanização de Favelas da Secretaria Municipal de Habitação, prevê a construção de um total de 900 unidades habitacionais e a implantação de redes de água e esgoto, canalização de córregos, pavimentação de ruas e iluminação pública, entre outras benfeitorias.

Além de moradia e infraestrutura básica, equipamentos públicos, como CEU, creche e posto de saúde, e grande área de lazer, com área verde, churrasqueira, playground, quadra poliesportiva e até dois campos de futebol (um deles, o 1º de Maio, de tamanho oficial, com direito a iluminação e arquibancada) - sem contar a revitalização de mais de mil unidades do antigo Prover - beneficiam todas as cerca de 15 mil famílias da São Francisco Global, que, com 1.780.000 m², é a maior comunidade da zona leste.

Camila Fernandes, de 23 anos, ainda se lembra dos tempos em que vivia perto de um barranco de mais de três metros de altura. "Toda vez que chovia era um martírio, com medo de o barranco cair" recorda. Agora, está feliz com os três filhos na casa nova: "Não tem mais rato, não tem mais esgoto passando na nossa porta, mau cheiro. Temos mais conforto e não passamos mais frio", comemora. "Agora está bem melhor." Já o porteiro Manoel João da Silva, que morava no Jardim da Conquista, diz que gostou da nova vizinhança. "Todos são amigos. Temos proteção para as crianças, segurança, extintores, iluminação", avalia. Ele mora com a esposa e o filho de três anos.

.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)