A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) está empenhada em ampliar o acesso da população aos programas habitacionais. Para isso lançou o projeto “CDHU Móvel”, com o objetivo de aproximar os serviços oferecidos pelas Gerências Regionais da companhia aos moradores de 44 municípios das regiões de Campinas, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, São José dos Campos, Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo.
O CDHU Móvel conta com uma carreta e uma van adaptadas como unidades móveis de atendimento itinerante. Esses veículos vão percorrer diversas cidades do Estado de São Paulo, facilitando a regularização contratual e financeira de imóveis em conjuntos habitacionais.
A estreia do CDHU Móvel ocorreu em Mogi das Cruzes, de 14 a 17 de maio. Os atendimentos foram realizados no Ginásio Poliesportivo, em frente à Universidade Brás Cubas (unidade principal), e no bairro de Jundiapeba (unidade autônoma de menor porte).
Durante os quatro dias de ação, foram registrados 602 atendimentos, iniciando os processos de regularização em todos os casos. Entre os principais serviços prestados, destacam-se: emissão de 165 boletos para quitação de pendências financeiras, 26 processos de transferência de titularidade iniciados, 41 escrituras emitidas, além de orientações sobre a situação contratual dos financiamentos e 50 solicitações de informações sobre inscrições em futuros programas habitacionais. A operação contou com 13 técnicos especializados em regularização fundiária, distribuídos em duas equipes.
"O CDHU Móvel facilita a regularização de imóveis, contribui para reduzir a inadimplência e melhora a comunicação com os usuários. Essa ação beneficia diretamente as famílias, promovendo segurança habitacional, e fortalece a gestão da CDHU com mais eficiência e proximidade", destacou Vladimir Arruda, coordenador técnico em Regularização Contratual da Ocupação.
Os agendamentos para acessar os serviços no CDHU Móvel podem ser feitos por meio de um sistema integrado disponível no site da companhia, com distribuição de senhas. Também é possível agendar presencialmente durante as visitas dos técnicos aos empreendimentos, diretamente nas unidades móveis ou por meio da central Alô CDHU (0800). Nesses momentos, usuários recebem orientações sobre a documentação necessária.
A ação é conduzida pelo Consórcio Modelo Social, liderado pela Cobrape, contratado para dar continuidade aos projetos da CDHU. O Consórcio apoia a companhia na implementação da Política Habitacional de Interesse Social no Estado de São Paulo e é responsável pela gestão de cerca de 70 mil contratos de financiamento ativos, atuando diretamente na recuperação da arrecadação e no combate à inadimplência.