A Cobrape, integrante do consórcio LFM-Enotec-Cobrape, uma das contratadas pela Sabesp para as obras do Programa Integra Tietê, recebeu a visita de diretores da Sabesp no canteiro de obras em Itaquaquecetuba, onde estão em andamento empreendimentos voltados ao afastamento e à coleta de esgotos. Essas iniciativas têm o objetivo de reduzir a poluição do rio e melhorar a qualidade da água por meio da implantação de redes coletoras, ligações, coletores-tronco e Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), encaminhando os afluentes coletados para tratamento.
Esta ação faz parte de um dos maiores programas de saneamento ambiental do país, o Programa Integra Tietê, para melhoraria e preservação do Rio Tietê, por meio de ações como saneamento básico, limpeza do rio e recuperação da fauna e flora.
Durante a visita, foi apresentada a estrutura dos trabalhos que serão realizados nos municípios de Arujá e Itaquaquecetuba, localizados na região do Alto Tietê, em São Paulo, área de atuação do consórcio.
Esses municípios fazem parte da Bacia TL-18 e estão próximos ao Ribeirão Perová, um afluente do Rio Tietê e ambos enfrentam sérios desafios em relação ao saneamento básico e à qualidade da água. A proximidade com o Rio Tietê torna ainda mais urgente a implementação de melhorias no sistema de tratamento, visando garantir melhor qualidade de vida para a população local.
O Programa Integra Tietê é uma iniciativa que engloba medidas de curto, médio e longo prazo em prol da despoluição e revitalização do Rio Tietê. O Programa é coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), envolvendo a Sabesp, diversos órgãos do governo, prefeituras e a sociedade civil.