Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Cobrape gerencia obras para universalização do saneamento
  
Assessoria de Comunicação
24/03/2025

Praia Grande

  • Praia Grande

A Sabesp está empenhada em cumprir as metas da universalização do saneamento até 2029, garantindo água de qualidade, além de coleta e tratamento de esgoto para toda a população. Para isso, anunciou investimentos de R$ 7,5 bilhões nas Regiões Metropolitanas da Baixada Santista e de São Paulo (RMBS e RMSP) e contratou o Consórcio Gestão MetaSan, liderado pela Cobrape e integrado pelas empresas Haplan e LBR, para acompanhar as obras em andamento e as que ainda serão iniciadas. Estão previstos 74 empreendimentos.

Este contrato inclui serviços técnicos de gerenciamento e fiscalização contemplando intervenções voltadas para sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário na RMBS e de abastecimento de água na RMSP. O trabalho consiste em fazer a gestão de cada empreendimento, abrangendo os prazos, custos, riscos envolvidos, controle do escopo, requisitos de qualidade, bem como as exigências necessárias para a realização das obras. Para isso, o Consórcio Gestão MetaSan está implantando dois escritórios, um em Santos, na Baixada Santista, e outro no bairro da Luz, na capital paulista. 

“Um dos principais desafios deste contrato é a execução simultânea de um grande volume de obras. Para garantir eficiência, o trabalho deve operar de forma integrada, como uma engrenagem bem ajustada”, destacou o coordenador do contrato Eduardo Franchi. 

Embora o Marco Legal do Saneamento estabeleça o prazo de 2033 para atender 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto, a Sabesp antecipou suas metas para 2029. Para alcançar a meta, a Companhia prevê regularizar água e esgoto em mais de 40 mil residências na Baixada Santista ainda em 2025 e concluir 100% do saneamento das áreas irregulares até 2029. Os municípios beneficiados da Baixada Santista são Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Já na RMSP, haverá empreendimento nos municípios de São Bernardo do Campo, Taboão da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Cotia, Bragança Paulista, Piracaia, Pinhalzinho e Carapicuiba. 

Universalização
Em 27 de maio de 2024, a Sabesp assinou o contrato de concessão com a URAE-1, para a prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário até 2060. Com a desestatização, a companhia passou a ser considerada uma empresa privada. Agora opera em 376 municípios paulistas. No entanto, a URAE-1 Sudeste abrange 371 deles, pois Igarapava, Miguelópolis, Nova Guataporanga e Quintana não aderiram à unidade regional. Além disso, Olímpia celebrou contrato de concessão com a Sabesp em 2023, não participando do processo de desestatização da companhia. 

Assim, atualmente, a Sabesp possui 5 contratos vigentes, cada um com prazos, metas de cobertura e áreas atendidas específicas. No caso do contrato com a URAE-1, o prazo para universalização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário é 31 de dezembro de 2029, quatro anos antes do limite estipulado no Marco Legal do Saneamento.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)