A população da zona sul da capital paulista ganhou mais uma área de lazer: o Parque Jardim Apurá-Búfalos - Núcleo Pilão, inaugurado e 14 de fevereiro, com a presença de autoridades municipais.
O parque, uma obra do Programa Mananciais da prefeitura de São Paulo, conta com 30 mil metros quadrados de áreas verdes, espaços de lazer, campos esportivos, áreas infantis e equipamentos de ginástica e o plantio de 322 árvores.
Além do parque, o Programa Mananciais beneficiou 940 famílias com obras de urbanização no Complexo Pilão (Jardim Apurá e as favelas Dois e Paulistas), pertencente à Bacia Billings, Sub Bacia do Guaicuri/Apucas.
Foram executados 1,4 mil metros lineares de redes de água, 1,3 mil metros lineares de redes de esgoto, 2,5 mil metros lineares de redes de drenagem, 109 metros lineares de canalização de córrego, 2,3 mil metros quadrados de contenção de encostas, 215 metros lineares de muros de contenção e 1,9 mil metros quadrados de pavimentação, além de escadarias, vielas e calçadas e arborização viária.
A equipe social da Cobrape, parceira do Programa Mananciais, atuou no processo de remoção das famílias do local. Ao todo, foram reassentadas 500 famílias, das quais 61 recebem auxílio aluguel, 15 foram indenizadas e 424 contempladas com unidades habitacionais no Residencial Espanha e no Conjunto Habitacional Chácara do Conde – Bruno Covas.
Paralelo à implantação do parque, a equipe social desenvolveu atividades com os moradores remanescentes, com a divulgação de informativos de interrupções temporárias de abastecimento de Água (Sabesp) e a comunicação efetiva para minimizar os impactos ocasionados com as obras, incluindo a quebra de asfalto e a passagem de maquinário, enfatizando a intensificação de cuidados com a segurança para a prevenção de acidentes.