A revitalização de espaço público fortalece os laços com a comunidade, remodela a estrutura física e ressignifica a função social do local, tornando-o um ponto de convivência para as famílias e promovendo um ambiente mais seguro e acessível para a população. Com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento e cuidado com o território, a equipe social da Cobrape, que atua no Programa Mananciais da prefeitura de São Paulo, promoveu uma oficina de plantio para revitalizar a praça Santa Terezinha/Colônia, no bairro Vargem Grande, na Zona Sul, no dia 6 de fevereiro.
A oficina de plantio é uma das diversas ações realizadas pela equipe social da Cobrape no âmbito do Programa Mananciais, que visa acompanhar a urbanização das áreas de mananciais e promover a participação da comunidade no processo. Para pôr em prática o cultivo de mudas, foi feito um trabalho de divulgação, com reunião com moradores, distribuição de convites e colagem de cartazes em lugares estratégicos.
O plantio contou com a participação de mais de 30 pessoas, incluindo moradores locais e profissionais da equipe social. Os moradores estavam bastante entusiasmados com a oficina de plantio. Muitos deles já estão envolvidos com a horta comunitária local e com experiência no cultivo de plantas. A maioria dos participantes era composta por idosos e crianças.
Antes de se tornar uma praça, o local, que fica em área de proteção e recuperação de mananciais, era utilizado para descarte irregular de lixo e entulho. A requalificação do espaço trouxe a comunidade para o local, que se tornou um ponto de convivência para crianças e famílias. A participação dos moradores foi fundamental para o sucesso das iniciativas de revitalização.