O crescimento sustentável de Araguaína passa por grandes transformações estruturais, resultado das ações do Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína (PSI), cuja supervisão é realizada pela Cobrape. As obras em andamento, assim como as etapas já concluídas, têm gerado impactos positivos na qualidade de vida da população do município, localizado na região norte do Tocantins. As intervenções visam melhorar o tráfego de veículos e pedestres, reduzir alagamentos, ampliar a acessibilidade para pessoas com deficiência e fortalecer a integração dos bairros com as áreas centrais da cidade, entre outros benefícios.
É importante destacar que as obras têm valorizado os imóveis e impactado positivamente a renda da população. Além de gerar empregos, elas fortalecem a economia local e impulsionam o desenvolvimento social, refletindo diretamente no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. Assim, o programa não apenas aprimora a infraestrutura urbana, mas também contribui para o crescimento econômico e para a melhoria das condições de vida dos moradores. Esses avanços já são visíveis nos bairros urbanizados pelo programa, onde a transformação na infraestrutura tem sido significativa.
Atualmente, estão em andamento as intervenções na Avenida Siqueira Campos (etapas 1 e 2), as obras de macrodrenagem de córregos e rios, além da pavimentação de vias marginais. A implantação da Bacia de Detenção BDN-03 encontra-se na fase final. Esse equipamento, em conjunto com as demais bacias (BDN-01 e BDN-02), atuará no controle de cheias e será integrado às demais iniciativas do programa.
O PSI prevê ainda a expansão das obras para outras regiões de Araguaína, incluindo a Avenida Marginal Lago, o Córrego São Benedito, as Bacias de Detenção Jacuba e o Parque Neblina, entre outras áreas. Após o processo licitatório, serão executadas cinco obras de macrodrenagem e vias urbanas, duas bacias de detenção, dois parques lineares e cinco projetos de urbanização de bairros.
Gerenciamento socioambiental
A Cobrape supervisiona a aplicação de medidas e controles de gestão socioambiental na implantação das obras, assegurando o cumprimento do Plano de Controle Ambiental (PCA), a obtenção das licenças necessárias e o monitoramento contínuo dos processos. O objetivo é garantir que todas as etapas da execução sejam realizadas de forma eficiente, minimizando impactos negativos sobre o meio ambiente e as comunidades locais, promovendo, assim, um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.
O Programa
O Programa de Saneamento Integrado de Araguaína está sendo executado seguindo os pilares da mobilidade urbana, com acessibilidade universal para pedestres, bicicletas, automóveis e veículos de grande porte; preservação das nascentes do córrego Neblina; e criação de parques urbanos. O objetivo do programa é o desenvolvimento sustentável, com investimento em infraestrutura urbana aliado à preservação das nascentes e o fomento de áreas verdes.
O investimento é de US$ 54.900.000,00 financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), com contrapartida de US$ 13.725.000,00 da Prefeitura. O projeto teve início em julho de 2020 e previsão de término para junho de 2027.