Com o objetivo de garantir que os serviços habitacionais alcancem os 176 municípios distribuídos pelas Regiões Administrativas de Presidente Prudente, Marília e Araçatuba e da Região Metropolitana, no estado de São Paulo, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) implementou uma nova sistemática: uma Unidade Móvel de atendimento, acompanhada por sete carros de apoio. Essa iniciativa busca proporcionar autonomia e agilidade no atendimento, assegurando que as demandas locais sejam tratadas com rapidez e flexibilidade.
Esses veículos integram uma estratégia para garantir que os serviços da CDHU cheguem até as áreas mais remotas. As famílias residentes em conjuntos habitacionais localizados a até 250 quilômetros da sede regional da Companhia serão diretamente beneficiadas, eliminando a necessidade de longos deslocamentos para acessar serviços essenciais de regularização habitacional. Com isso, comunidades em regiões mais vulneráveis serão atendidas de maneira mais eficiente, independentemente da ausência de um espaço físico fixo para assistência.
O atendimento é feito conforme a demanda e solicitações dos moradores. Uma vez definido o local, a convocação é feita porta a porta e por mensagens de celular (SMS e WhatsApp). A permanência pode variar de um dia a uma semana, de acordo com a necessidade do trabalho a ser executado.
Além da fiscalização e habilitação, a Unidade Móvel também realizará todos os serviços relacionados à regularização contratual e à recuperação de áreas urbanas degradadas. Dessa forma, contribuiu para a implementação de políticas habitacionais em regiões de difícil acesso, fortalecendo a presença da CDHU e promovendo a inclusão social.
Essa ação faz parte do trabalho conduzido pelo Consórcio Modelo Social, liderado pela Cobrape, contratado para dar continuidade aos projetos da CDHU. O consórcio é responsável pela gestão de aproximadamente 70 mil créditos de financiamento ativos e desempenha papel fundamental na recuperação da arrecadação e no combate à inadimplência.