Nesta segunda-feira, 14 de outubro, teve início mais uma etapa para reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida das famílias atendidas pelo Programa Mananciais, na capital paulista. A prefeitura de São Paulo entregará os "Termos de Vinculação Habitacional" às famílias que estão recebendo auxílio aluguel pelo programa. O evento, divido em seis dias, será concluído em 20 de outubro e representa um passo importante para o reassentamento definitivo dessas famílias em empreendimentos habitacionais.
A ação, realizada em três subprefeituras da capital, será organizada pela Cobrape, que atua no Programa Mananciais desde 2008, nas atividades do trabalho técnico social.
Nos dias 14, 18, 19, a entrega será na Subprefeitura da Capela do Socorro. No dia 15, o atendimento será na Subprefeitura de Cidade Ademar, enquanto nos dias 16 e 17 ocorrerá no CDC Maria Caetano, Parque Independência.
No evento, autoridades estaduais e municipais farão uma apresentação, seguida pela assinatura e entrega dos termos às 4225 famílias envolvidas. Essas famílias, serão encaminhadas para empreendimentos habitacionais como Alto da Alegria, Guaicuri, Boulevard da Paz, Vila Nordestina e João Cabanas/Cocaia, em busca de uma solução definitiva para sua moradia.
“Estou muito feliz em receber o termo de vinculação habitacional. É a realização de um sonho, uma conquista para minha família. É moradia digna, com segurança para meus filhos”, comemorou Ana Beatriz Marçal Ilineu, que esteve na Subprefeitura Capela do Socorro com o marido e os dois filhos para receber o documento.
A participação no evento é importante, pois representa o início do processo de reassentamento dessas famílias em unidades habitacionais, contribuindo para reduzir o déficit habitacional e melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas pelo Programa Mananciais. “Só tenho a comemorar essa conquista, pois agora teremos nosso apartamento, eu e minhas duas filhas, e uma delas é especial”, destacou a aposentada Maria Aparecida do Nascimento.
Programa Mananciais
O Programa Mananciais é parte de um grande projeto de urbanização de favelas iniciado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) em 2008 com recursos do PAC. O programa abrange dezenas de comunidades no entorno das represas Billings e Guarapiranga, localizadas nos distritos de Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Cidade Ademar e Parelheiros. Seu objetivo é contribuir para a despoluição e proteção de ambas as áreas.
A iniciativa envolve ações de urbanização de assentamentos precários; regularização fundiária e atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou em obras.