Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Visita de campo é estratégica para revisão do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba
  
Assessoria de Comunicação
22/02/2024

Os trabalhos para a atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba seguem a todo vapor. O Relatório de Planejamento de Informações e Mobilização já foi aprovado pelo Governo do Estado da Paraíba e o Relatório da Coleta e Análise dos Dados está em aprovação. Este documento é parte do diagnóstico para a revisão do plano.   

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba ocupa aproximadamente um terço do estado da Paraíba, possui uma extensa área no semiárido, passando por diversos municípios até chegar na Grande João Pessoa e desaguar no oceano. Um dos vetores mais relevantes para a revisão do Plano de Bacia é a chegada da água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).   

A equipe da Cobrape visitou a região para aprofundar o entendimento das condições locais e da dinâmica socioeconômica, fundamental para uma abordagem abrangente e eficaz para os estudos. A visita foi acompanhada pelos membros da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA-PB) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba.  

Durante o período da visita - de 4 a 8 de dezembro -, a equipe percorreu boa parte da Bacia, analisando os recursos hídricos e seus temas transversais. Dentre os pontos de interesse, o roteiro incluiu as estruturas do PISF, a chegada da água da transposição em Monteiro/PB, o canal Acauã-Araçagi, diversas barragens (federais e estaduais), além de passar pelos principais afluentes do Rio Paraíba. Essa exploração direta do terreno possibilitou uma análise detalhada das condições físicas e operacionais, fornecendo percepções importantes para a revisão do plano.  

O trabalho de revisão e atualização prevê ainda um prognóstico e cenários, metas, programas, investimentos e diretrizes para implementação do plano. Todas as informações sobre a revisão do documento e o andamento das atividades estão disponíveis no site específico para o assunto, com espaço para contribuições: https://www.planorioparaiba.com.br/ . Acesse e confira! 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)