Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Consórcio emite cerca de 2 mil pareceres como agente técnico do Fehidro
  
Assessoria de Comunicação
18/12/2023

Sistema Cantareira

  • Sistema Cantareira

O Consórcio LBR-Cobrape-MMP analisou mais de 600 projetos inscritos no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) desde o início do contrato, há um ano, resultando na emissão de cerca de dois mil pareceres técnicos. Os projetos analisados somam aproximadamente R$ 550 milhões, que poderão ser investidos em estudos e programas para a melhoria dos recursos hídricos no estado de São Paulo.   

Como agente técnico, o Consórcio é responsável por analisar e aprovar a viabilidade técnica e econômica dos projetos e monitorar a sua execução.     

Até o momento, os projetos avaliados são majoritariamente nas áreas de saneamento básico, envolvendo tratamento e distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana das águas pluviais e coleta e destinação correta dos resíduos sólidos.   

Para atender às necessidades do contrato, tendo em vista a grande quantidade de empreendimentos, o Consórcio LBR-Cobrape-MMP acelerou a avaliação dos processos e se aproximou dos tomadores de recursos, que são as prefeituras, fundações e comitês de bacia e organizações não governamentais (ongs). Também foi importante manter a excelência com que o trabalho era desenvolvido. Anteriormente, a análise dos projetos submetidos ao Fehidro era feita pelos órgãos técnicos estaduais, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).  

“Diante deste desafio desenvolvemos algumas estratégias: ampliamos os canais de comunicação, como site, whatsapp, helpdesk, videoconferências e as visitas aos comitês de bacias hidrográficas. E mantemos uma equipe multidisciplinar permanente de analistas e técnicos e disponibilizamos esses profissionais especializados espalhados no território paulista para atender aos tomadores, esclarecendo dúvidas que possam surgir”, destacou o coordenador do contrato Claudio Evaldo de Sousa Junior.   

Outra atividade do agente técnico é o acompanhamento físico e financeiro dos projetos aprovados. Iniciado neste mês de novembro, a ação consiste, principalmente, em inspeções de campo (para empreendimentos estruturais, como por exemplo, implantação de rede coletora de esgoto) e análise documental (para empreendimentos não estruturais, como por exemplo, planos e estudos). Até o momento, há cerca de 60 empreendimentos nessa fase. Esses projetos recebem visita dos analistas e técnicos para avaliar se o recurso disponibilizado foi aplicado conforme as condições pré-estabelecidas.    

Contrato  

O objetivo do Fehidro é dar suporte à Política Estadual de Recursos Hídricos do estado de São Paulo, financiando programas e ações na área de recursos hídricos, promovendo sua gestão e melhoria e a proteção dos corpos d’água e suas bacias hidrográficas.    

O Consórcio LBR-Cobrape-MMP é formado pelas empresas Cobrape, LBR Engenharia e Consultoria e a MMP Consultoria e Gerenciamento de Empreendimentos Imobiliários.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)