Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Municípios da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê terão Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
  
Assessoria de Comunicação
28/11/2023

Ceriso

  • Ceriso

As diretrizes que orientam a implantação do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PRGIRS) para a região da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê estão em fase de finalização. As atividades, que estão sendo desenvolvidas pelo Consórcio Gestão de Resíduos CF, integrado pela Cobrape e Fral, fazem parte da etapa 5, de um total de 7 estabelecidas para atender os 28 municípios integrantes do Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso).     

Nesta fase foram propostas as principais determinações para a região. Os municípios foram divididos em microrregiões para permitir que a gestão e o gerenciamento dos resíduos possam ser compartilhados entre eles. Ou seja, dividir equipamentos públicos e infraestruturas dedicadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, proporcionando mais eficiência aos serviços, com melhores custos, além de fomentar novas rotas tecnológicas.    

As diretrizes propostas no Plano Regional visam ampliar o reaproveitamento dos resíduos sólidos urbanos, com a inclusão social, e reduzir as quantidades dispostas em aterros sanitários que operam na região. Tais ações também foram pensadas para estender a vida útil dos aterros utilizados atualmente.  

Após a conclusão desta etapa, o próximo passo será a divulgação do documento para a população dos municípios por meio de oficinas e audiências públicas, previstas para ocorrer nas próximas semanas. Também está em desenvolvimento um Programa de Sensibilização e Capacitação dos Gestores para a última etapa do Plano.    

Para elaborar o PRGIRS, o coordenador do contrato, engenheiro Ricardo Tierno, explicou que a equipe da Cobrape, líder do Consórcio, fez análises gravimétricas e laboratoriais dos resíduos sólidos urbanos da região, o que possibilitou conhecer a composição dos resíduos e, com isso, propor estratégias adequadas às tipologias dos resíduos gerados.    

O documento traça um planejamento para a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos para os próximos 20 anos. O objetivo é propor boas práticas para a redução do volume, tratamento adequado aos resíduos gerados, agregar valor aos materiais que seriam descartados e destinar corretamente para minimizar os impactos no meio ambiente.   

Para dar transparência ao trabalho e envolver a população, foi criado um site especialmente para o plano (http://prgirs.ceriso.com.br/) com todas as informações, como documentos, relatórios, entre outros, e também o canal no YouTube (https://www.youtube.com/@prgirsceriso3763), com as apresentações, as discussões e as contribuições até o momento. Acesse e inscreva-se na página para os próximos eventos.  

 Gestão de resíduos 

O Ceriso detectou, por meio de um levantamento na área da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, que apenas um percentual reduzido dos resíduos sólidos urbanos é reciclado. O restante é encaminhado a aterros sanitários com vida útil próxima do fim.     

Para isso, contratou a elaboração do Plano para propor mecanismos e instrumentos institucionais, econômicos, financeiros e tecnológicos para uma gestão integrada adequada e sustentável dos resíduos sólidos em todas as etapas – desde a geração, coleta e tratamento, áreas de transbordo, reabilitação das áreas degradadas e recuperação daquelas contaminadas até a capacitação de gestores municipais para implementação e acompanhamento das ações propostas. A elaboração do documento está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.  

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)