Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba terá plano de recursos hídricos atualizado
  
Assessoria de Comunicação
22/11/2023

Rio Paraíba - Governo do Estado da Paraíba

  • Rio Paraíba - Governo do Estado da Paraíba

A Cobrape venceu a licitação, junto ao governo da Paraíba, para revisar e atualizar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba. O objetivo é permitir uma gestão integrada e participativa, com planejamento contínuo baseado no conhecimento dos principais desafios, metas e ações prioritárias da bacia, garantindo assim seu uso múltiplo, racional e sustentável, em quantidade e qualidade. 

O Plano irá determinar as fontes de investimentos e responsabilidades para a gestão compartilhada dos recursos hídricos, visando seu uso de forma eficiente, sustentável e alinhado com uma visão de futuro. O planejamento abrange períodos de 5 anos (curto prazo), 10 anos (médio prazo) e 20 anos (longo prazo), com revisões a cada 4 anos a partir da aprovação inicial. 

Aprimorar a gestão dos recursos hídricos por meio de uma série de diretrizes e ações abrangentes é outro objetivo do PRH da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba. Dessa forma, a definição de critérios de alocação de água, a promoção da qualidade da água e a busca por um uso sustentável dos recursos hídricos serão parte do estudo. O plano visa ainda integrar a gestão de diferentes áreas, como bacias, estuários e zonas costeiras, e promover a participação da sociedade, o desenvolvimento tecnológico e a capacitação de recursos humanos.   

Segunda maior do estado, a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba tem área de 20.071,83 km², abrangendo 38% da Paraíba e abrigando em torno de 2 milhões de habitantes, que representam mais de 5% da população total do território paraibano. É uma das mais importantes Bacias do semiárido brasileiro, composta pelas sub Bacias do Rio Taperoá, Alto Paraíba, Médio Paraíba e o Baixo Paraíba, esta última com uma parcela expressiva de Zona Costeira. Na Bacia estão incluídas a capital João Pessoa e a cidade de Campina Grande, seu segundo maior centro urbano. 

A Bacia também é responsável pelo abastecimento do chamado compartimento da Borborema e de outros importantes centros urbanos localizados nas Microrregiões homogêneas de Campina Grande, do Cariri Ocidental e Cariri Oriental, do Curimataú Ocidental e Curimataú Oriental, de Itabaiana e Umbuzeiro. A Bacia concentra atividades industriais, agrícolas e de turismo. Porém, a maior relevância estratégica consiste em ser a a receptora das águas do Projeto de Integração do rio São Francisco (PISF), Eixo Leste.  

Possui recursos naturais costeiros relevantes, em especial os ecossistemas manguezal e área de preservação permanente, os recursos paisagísticos, e a biodiversidade. Vale destacar que, da barragem Acauã, no Rio Paraíba, será feita uma interligação de águas para as vertentes litorâneas, por meio do canal Acauã-Araçagi, que beneficiará direta e indiretamente 38 municípios. 

Os estudos para a revitalização do PRH da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba têm recursos do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e previsão de término no primeiro semestre de 2025.  

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)