Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Cobrape apresenta plano de trabalho para diagnóstico hidrológico e ambiental na UTE Guaicuí, em MG
  
Assessoria de Comunicação
17/05/2023

No próximo dia 30 de maio, a Cobrape apresenta o plano de trabalho para elaborar o diagnóstico das condições hidrológicas e ambientais da microbacia do córrego Pedras Grandes – Unidade Territorial Estratégica (UTE) Guaicuí, na Bacia Hidrográfica do Rio da Velhas, em Minas Gerais, durante o lançamento oficial das ações do Programa de Conservação e Produção de Água pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). 

O Programa tem o objetivo de maximizar o potencial de produção de água nas sub-bacias hidrográficas, a partir do planejamento e da execução de Soluções baseadas na Natureza (SbN). 

Estão previstas ações para identificar, quantificar e detalhar os principais problemas ambientais que impactam a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos da região; promover o levantamento das necessidades de investimentos em ações de recuperação ambiental, conservação de água e solo, de estradas vicinais e de áreas de preservação permanente; elaborar e propor conteúdos de capacitação para os funcionários da prefeitura e agricultores para manutenção das estruturas de retenção de água e outros temas relevantes. Também serão realizadas oficinas para sensibilizar a comunidade, proprietários rurais e agentes públicos. 

Após o diagnóstico, a equipe da Cobrape de Belo Horizonte segue para a próxima etapa: a elaboração dos projetos básico e executivo para recuperação ambiental da microbacia do córrego Pedras Grandes na UTE Guaicuí. 

UTE Guaicuí 

Localizada no Baixo Rio das Velhas, a UTE Guaicuí tem área de 4.136,93 km² e população de 31.581 habitantes. É composta pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma. Possui cinco Unidades de Conservação em seu território, ocupando 19,48% da área total e 35% da área da UTE é considerada prioritária para conservação. É a unidade territorial mais extensa da Bacia do Rio das Velhas, com 153,66 km. A microbacia do córrego Pedras Grandes. 

A Cobrape também é responsável pelo diagnóstico da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó, na Bacia Hidrográfica do Rio da Velhas, no estado mineiro, que atualmente está na fase de diagnóstico. O objetivo dos projetos é promover impactos positivos na quantidade e qualidade das águas da região e a recuperação e conservação do sistema ambiental. 

Serviço: 

Lançamento do Programa de Conservação e Produção de Água na Microbacia do Córrego Pedras Grandes 
Data: 30/05/2023 (terça-feira) 
Horário: 15h 
Local: UATEC (Rua Doutor Antônio Gomes Pinto Coelho, 1401 – Várzea da Palma/MG)

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)