A Cobrape foi contratada pela Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo para fazer o diagnóstico da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó, na Bacia Hidrográfica do Rio da Velhas, em Minas Gerais. O objetivo é melhorar as condições de conservação do solo, produção de água e saneamento na microbacia do córrego soberbo de forma a obter um incremento da qualidade e da quantidade das águas.
Os trabalhos, que começaram em dezembro último e tem previsão de durar 12 meses, serão desenvolvidos pela equipe da Cobrape, em Belo Horizonte. Após estudo das condições hidrológicas e ambientais será elaborado projeto executivo para a recuperação da microbacia do córrego Soberbo - UTE Rio Cipó.
A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó localiza-se no Médio-Baixo Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho, ocupa uma área de 2.184,86 km² e tem uma população de 7.687 habitantes. A UTE Rio Cipó é uma área de recarga de aquífero e possui em seu território oito Unidades de Conservação ocupando 38% de sua área total, 66% de sua área total é considerada prioritária para conservação.