Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Equipe socioambiental do Consórcio Rio DBO Alto Pirajuçara promove ações pelo uso consciente da água
  
Assessoria de Comunicação
26/08/2021

Desde o início das obras do Programa Novo Rio Pinheiros no Alto Pirajuçara, em junho de 2020, a equipe socioambiental do Consórcio Rio DBO, formada por técnicos da Cobrape, vem ampliando continuamente seu raio de atuação. Além do trabalho permanente com os moradores da área de abrangência do projeto, que compreende bairros e comunidades da zona sul de São Paulo e dos municípios de Embu das Artes e Taboão da Serra, a equipe promove campanhas de educação ambiental, em parceria com instituições públicas e outros parceiros, em pontos estratégicos da circunvizinhança.

A agenda de agosto inclui a distribuição de panfletos no Poupatempo de Taboão da Serra, com orientações para o uso consciente da água, especialmente em período de estiagem, dicas de economia e cuidados básicos com as caixas d’água, além de informações sobre o Programa Novo Rio Pinheiros da Sabesp; no CEU Campo Limpo, apresentação de documentário alusivo ao Dia do Combate à Poluição, e outra ação sobre o descarte correto de óleo de cozinha; no Embu, atividades com crianças em uma associação de atendimento à infância; e na UBS Campo Limpo, mais uma ação voltada ao uso racional da água.

Nos meses de junho e julho, as campanhas educativas foram realizadas nas estações de metrô Campo Limpo, Vila das Belezas e Capão Redondo, em parceria com a Concessionária Via Mobilidade, e no Terminal da SPTrans em Campo Limpo.

Em todas as ações, a equipe obedece rigorosamente aos protocolos de prevenção à Covid-19: uso de máscaras, distanciamento físico, higienização das mãos e preferência por locais abertos ou bem ventilados.

Apoio à Equipe de Obras

O Alto Pirajuçara é uma das 16 áreas priorizadas pela Sabesp para a execução de obras de esgotamento sanitário visando a despoluição de córregos que deságuam no Pinheiros. O projeto na área inclui a implantação de 27,5 mil metros de coletores tronco, 9 mil metros de rede de esgoto e 12,7 mil ligações domiciliares entre casas de regiões com alta vulnerabilidade para encaminhamento à estação de tratamento Barueri, além da execução de mais de 200 interligações no sistema e 12 sistemas de coleta de tempo seco

A missão inicial da equipe socioambiental foi preparar o terreno para o início das obras, com a elaboração do Diagnóstico de Área e do Plano de Trabalho Integrado, e a aproximação com os moradores para a divulgação do projeto e a adesão à rede de coleta e tratamento de esgotos, assim como a identificação de possíveis parceiros para a realização de atividades.

Uma das primeiras ações foi a ampliação dos pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado e a efetivação de parceria com uma cooperativa de recicláveis de Taboão da Serra. Desde então, a equipe desdobra-se em diversas atividades, como a revitalização de pontos viciados de descarte de resíduos sólidos, oficinas de reciclagem de garrafa pet, projeto de incentivo à leitura, caminhadas ambientais e estímulo à implantação de hortas comunitárias.

Para manter a mobilização e sensibilizar a população atendida para questões socioambientais e temas sugeridos pelos próprios moradores, a equipe montou um calendário de eventos em datas comemorativas, como o Dia da Mulher, Dia da Água, Dia do Trabalho e Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Devido às dificuldades enfrentadas pelas famílias das áreas mais vulneráveis na pandemia, a equipe organizou a entrega mensal de cestas básicas e arrecadação e distribuição roupas usadas em bom estado.

Oura ação importante de apoio à equipe de engenharia, foi a realização de um levantamento do histórico de áreas sujeitas a alagamento no território, após as fortes chuvas no final de dezembro de 2020 que impactaram as obras do Consórcio.

O objetivo último do trabalho da equipe socioambiental é assegurar a preservação das estruturas implantadas na área de abrangência do projeto, a conscientização para os cuidados necessários com o meio ambiente e os recursos hídricos, e a garantia de melhor qualidade de vida e saúde para todos.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)