Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Sehab-SP encerra reassentamento no Residencial Espanha destinado a famílias removidas de área de risco
  
Raul Felix | Assessoria de Comunicação
04/02/2020

Vista do Residencial Espanha

Equipe social passa últimas orientações para os novos moradores

Famílias assinam termo de mudança para o Residencial

Moradora recebe instrução da equipe técnica

  • Vista do Residencial Espanha
  • Equipe social passa últimas orientações para os novos moradores
  • Famílias assinam termo de mudança para o Residencial
  • Moradora recebe instrução da equipe técnica

A etapa de reassentamento nas 3.860 unidades, do Residencial Espanha, na zona sul, foi finalizada na última sexta-feira (31/01). A Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo – Sehab-SP entregou o último dos 14 conjuntos, com a capacidade para atender 280 famílias. O empreendimento de grandes dimensões foi construído às margens da Represa Billings, com aportes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O conjunto é destinado aos moradores removidos de áreas consideradas de risco socioambiental da região.

A Cobrape é responsável pelo trabalho técnico social desde o início do processo, com a realização das pesquisas socioeconômicas e arrolamento dos imóveis próximos às áreas de mananciais, a preparação das famílias para as unidades habitacionais, acompanhamentos na assinatura de contratos dos imóveis, até a entrega dos apartamentos. Após a conclusão desta etapa, iniciam-se as atividades de pós-ocupação.

No evento, as famílias participaram da entrega simbólica das chaves dos apartamentos. A cerimônia contou a presença de autoridades da região e representantes da Sehab-SP, Cohab, CDHU e Caixa, financiadora dos imóveis. Na ocasião, os moradores assinaram o termo de mudança para as unidades habitacionais, o documento orienta as famílias para os procedimentos de preparação e da execução da ação, assim como as datas e horários acordados previamente junto à equipe social.

Os apartamentos do Residencial Espanha começaram a ser entregues no segundo semestre de 2018. O complexo ocupa uma área de 830 mil m², dos quais 250 mil m² foram destinados à implantação dos 14 condomínios, distribuídos em 193 blocos.  O empreendimento faz parte de um amplo projeto de urbanização em áreas de mananciais de iniciado Sehab-SP em 2008, que abrange dezenas de comunidades do entorno das represas Billings e Guarapiranga, nos distritos de Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Cidade Ademar e Parelheiros.

Pós-ocupação

Com a finalização do reassentamento das famílias, a equipe Cobrape inicia etapa de pós-ocupação no Residencial Espanha. Nessa fase, serão realizadas atividades para auxiliar os moradores no processo de adaptação às novas moradias, assim como, a integração com o entono do empreendimento. O processo consiste na capacitação de agentes comunitários para questões relacionadas à gestão condominial, desenvolvimento social, resolução de conflitos e mecanismos de mediação. Além disso, são trabalhadas questões voltadas para a gestão ambiental, com a criação de comissões nos condomínios para o monitoramento das Áreas de Preservação Permanente-APPs e fiscalização das obras de instalação do futuro Parque dos Búfalos, um projeto da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Parque dos Búfalos

Projetado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, o Parque dos Búfalos terá um total de 582 mil m², ao lado do Residencial Espanha. Com o investimento de R$ 8 milhões, o parque será o quinto maior da cidade de São Paulo. A área ainda irá preservar 14 nascentes da Represa Billings e será composta por aproximadamente 30 mil mudas nativas de 135 espécies de diversas plantas. A estrutura contará com playground, áreas de ginástica, praças, ciclovias e pistas de corrida. A Secretaria já está em licitação para contratar uma empresa responsável pelas obras do parque.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)