Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Estudo de caso mostra resultados de contrato de performance para redução das perdas na distribuição de água
  
Assessoria de Comunicação
27/09/2018

Engenheira ambiental Adriana Nakagama em apresentação na Fenasan

VRP Parateca

Rua Bicudo de Brito

Rua Sete Quedas

  • Engenheira ambiental Adriana Nakagama em apresentação na Fenasan
  • VRP Parateca
  • Rua Bicudo de Brito
  • Rua Sete Quedas

Os contratos de performance para redução de perdas nos sistemas de distribuição de água vêm sendo cada vez mais utilizados pelas operadoras de saneamento no Brasil. Trata-se de uma modalidade em que a empresa contratada deve fazer todos os investimentos e cumprir um escopo mínimo visando alcançar uma meta de redução em um prazo pré-estabelecido. Em contrapartida aos riscos assumidos, será remunerada de acordo com o aumento no faturamento gerado com essa redução.

Os resultados de uma experiência bem-sucedida realizada no Setor de Abastecimento Vila do Encontro da Sabesp, na zona sul do Município de São Paulo, foram apresentados na 29ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan*. O setor Vila do Encontro compreende uma área de 6,7 Km² e distribui água para uma população de cerca de 100 mil pessoas de 11 bairros.

O contrato objeto do estudo foi firmado em março de 2017 entre a Sabesp e o Consórcio Enops-Cobrape-Compway. Foi estabelecida como meta, para um valor distribuído de água (VD) de 819.306 m³/mês, a redução de 25% no Volume Perdido (VP), estimado em 380.667 m³/mês – ou seja, 95.167 m³/mês. Essa meta foi superada já em fevereiro de 2018, ao final da etapa de implantação de obras, quando as perdas caíram para 211.611 m³/mês.

Desde que cumprido o escopo mínimo nessa primeira etapa, a empresa contratada teve liberdade para planejar a execução das obras e intervenções de modo a alcançar de forma gradual e sustentável os resultados esperados no tempo previsto. Para isso, eram realizadas avaliações mês a mês do volume recuperado e observadas variações negativas indicando a necessidade de ações mais urgentes.

As obras e intervenções realizadas nos 12 meses previstos foram além do escopo mínimo estabelecido, e compreenderam: projeto e instalação de 6 válvulas reguladoras de pressão (VRP), varredura de 526,72 km de pesquisa de vazamento no setor, reparo de 39 vazamentos de redes detectados na pesquisa de vazamento, reparo de 303 trocas corretivas de ramal, substituição de 8,13 km de rede de distribuição de água por método não destrutivo, sendo 0,74 km por perfuração direcionada do solo e 7,39 km de substituição de rede pelo mesmo caminhamento, e medições de pressão e vazão para fins de controle da área.

Atualmente, está em curso a etapa de apuração, também com duração de 12 meses, na qual é feito o monitoramento do consumo pós-implantação do escopo. Com base na média do volume recuperado, são estabelecidas as parcelas da remuneração fixa a ser paga à contratada nos 36 meses subsequentes.


* O trabalho intitulado “Redução de Perdas no Sistema de Distribuição de Água através de Meta de Perfomance – Estudo de Caso Setor Vila do Encontro – MS-UGR Santo Amaro” foi escrito em parceria pelos engenheiros civis Ramon Velloso de Oliveira, Adriano Di Francesco Ceppo e Luciano Carlos Sandrini, a engenheira ambiental Adriana Nakagama e o tecnólogo Rubens Caetano da Silva.

A 29ª edição da Fenasan, maior evento técnico-mercadológico em saneamento ambiental da América Latina, promovido anualmente pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, foi realizada de 18 a 20 de setembro em São Paulo.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)