Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Plano da Metrópole Paraná Norte é apresentado em fórum empresarial com participação de diretor do BIRD
  
Assessoria de Comunicação
25/06/2018

Município de Maringá, considerada capital regional, ao lado de Londrina

Em Londrina, Martin Raiser, Raquel Rodrigues da CBN, uma das promotoras do evento, e Cláudio Krüger

Em Maringá, com a presença da governadora Cida Borghetti

  • Município de Maringá, considerada capital regional, ao lado de Londrina
  • Em Londrina, Martin Raiser, Raquel Rodrigues da CBN, uma das promotoras do evento, e Cláudio Krüger
  • Em Maringá, com a presença da governadora Cida Borghetti

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, foi o convidado especial do Fórum Empresarial realizado nas cidades paranaenses de Londrina, Arapongas e Maringá, nos dias 14 e 15 de junho, para falar sobre o tema “Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas”. A ocasião serviu também para a primeira apresentação pública do Plano da Metrópole Paraná Norte, um projeto da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral financiado pelo Banco. O engenheiro Cláudio Krüger, coordenador executivo do Consórcio Cobrape-Urbtec, contratado para a elaboração do Plano, expôs os objetivos, a abrangência e as etapas de estudo a serem cumpridas.

Os princípios que norteiam o Plano da Metrópole Paraná Norte vão ao encontro das conclusões de estudos recentes do BIRD, citados por Martin Raiser, sobre a importância crescente e o potencial de desenvolvimento das regiões metropolitanas do interior do País, na medida em que se agravam os problemas de mobilidade urbana nas grandes capitais. O fundamental, segundo Raiser, é construir uma coordenação eficiente e o compartilhamento de estruturas entre as cidades que compõem essas regiões.

O Plano do governo do Paraná tem como meta fortalecer e consolidar o continuum urbano formado por 15 cidades de três regiões metropolitanas – Londrina, Apucarana e Maringá – que, pela proximidade e a forte ligação entre elas, assumem as características de uma metrópole com alto dinamismo econômico e populacional e grande potencial de integração.

Vetor de Desenvolvimento

O governo do Paraná considera esse “corredor urbano” que se estende ao longo das rodovias BR-376 e BR-369, entre as cidades de Londrina e Maringá, como vetor de crescimento e desenvolvimento para todo o norte do Estado. As cidades de Maringá, Londrina e Apucarana posicionam-se de forma privilegiada nesse contexto, sendo as duas primeiras consideradas capitais regionais.

Atualmente, a chamada “Metrópole Paraná Norte” concentra cerca de 15% da população do Estado – mais de 1.500 milhão de habitantes no total dos 15 municípios –, e responde por quase 14% do PIB estadual. O Plano em elaboração deve traçar diretrizes e ações estratégicas para a organização, desenvolvimento e consolidação dessa importante região para um horizonte de 30 anos.

Elaboração do Plano

O Plano da Metrópole Paraná Norte será elaborado em cinco etapas: 1. Plano de Trabalho, já em andamento; 2. Contextualização da Região; 3. Construção de Cenários e Visão de Futuro; 4. Plano de Ação; 5. Conferência Regional. Em cada etapa, serão realizadas oficinas temáticas e audiências públicas envolvendo os 15 municípios, a fim de garantir a ampla participação de instituições governamentais, sociedade civil, academia, terceiro setor e empresas da região para a construção e implementação do Plano.

Entre as principais atividades previstas estão o levantamento de planos, programas, projetos e legislações existentes; a identificação das principais funções públicas de interesse comum entre os municípios; a identificação dos diversos setores econômicos e cadeias produtivas e a proposição de estratégias para atração de investimentos; e a elaboração de cenários prospectivos econômicos, sociais e de ocupação do território. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 12 meses.

Para saber mais sobre o Plano da Metrópole Paraná Norte, ver o site oficial: www.metropoleprnorte.com.br

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)