Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Investimentos em saneamento básico melhoram qualidade das praias da Baixada Santista
  
Assessoria de Comunicação
01/06/2018

O Relatório de Qualidade das Praias Litorâneas no Estado de São Paulo 2017, produzido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, mostra uma melhora crescente nas condições de balneabilidade das praias paulistas nos últimos quatro anos, com destaque para a Região Metropolitana da Baixada Santista, onde se registra a evolução mais significativa. Esses resultados são atribuídos, em boa medida, aos investimentos em infraestrutura de saneamento básico realizados pelo estado e prefeituras nos municípios litorâneos.

Na Baixada Santista, está em curso, desde 2007, um grande programa de recuperação ambiental, o Programa Onda Limpa, executado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado – Sabesp e gerenciado pela Cobrape. O objetivo é retirar e tratar os esgotos despejados nas praias e assim proporcionar melhores condições de vida e saúde às populações fixa e flutuante dos municípios da região, como também contribuir para o incremento do turismo, uma de suas principais atividades econômicas – totalmente dependente da balneabilidade das praias.

Quando o Programa foi iniciado, a região apresentava um dos mais baixos índices de cobertura de serviços de esgotamento sanitário do Estado: 62% no total dos municípios. Em 2017, com a conclusão da primeira etapa de obras, o índice chegou a 83% e a meta é atingir 95% ao final das próximas duas etapas a serem cumpridas.

Nessa primeira etapa, foram implantados 1.207 mil metros de redes coletoras, coletores tronco e linhas de recalque; sete novas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs); uma nova Estação de Pré-Condicionamento de Esgotos (EPC) e reforma e ampliação de outra; e 95.600 ligações domiciliares. As intervenções foram realizadas em sete dos nove municípios da Região, além de Itariri, no litoral sul.

Os investimentos totalizaram R$ 2 bilhões, com financiamento da Japan International Cooperation Agency – JICA e do BNDES.

Complexidade do Programa

A Região Metropolitana da Baixada Santista, localizada no setor central do litoral do Estado de São Paulo, em meio à Mata Atlântica, abrange os municípios de Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Guarujá, Cubatão e Bertioga, totalizando uma área de 2.419.930 km2. A população fixa é de cerca de 1.800 milhão de habitantes, segundo dados mais recentes do IBGE, podendo ultrapassar 3 milhões em períodos de veraneio, com o fluxo de turistas às suas 82 praias.

Um dos maiores desafios do Programa Onda Limpa consiste em realizar intervenções de grande vulto e de alta complexidade em áreas urbanas tão densamente povoadas – considerado o impacto causado às populações fixa e flutuante dos municípios e à atividade turística com a abertura de frentes de serviços em muitas ruas simultaneamente.

Igualmente desafiadoras são questões relacionadas a intervenções em áreas de proteção ambiental e em região de sítios arqueológicos e ainda características técnicas, por exemplo, nos emissários submarinos: logística de execução de obras dependentes de intervalos de marés, intensidade de ondas, condições climáticas, estações de tratamento de esgotos próximas às áreas urbanas, logística de compras e estocagem, logística de áreas de empréstimo e bota-fora, obras em região com alto índice pluviométrico e em região com nível alto do lençol freático.

Essas inúmeras variáveis requerem elevada especialização e capacitação técnica dos atores envolvidos na execução do Programa e o suporte de uma estrutura de gestão extremamente eficiente e integrada.

Como gerenciadora do Onda Limpa, a Cobrape tem um papel-chave em todo o processo, apoiando a Sabesp na coordenação, planejamento e controle da programação físico-financeira das diversas fases do Programa; na elaboração dos pacotes técnicos para a licitação das obras e serviços; na fiscalização das obras; nos processos de desapropriação, licenças ambientais e autorizações especiais (rodovias, ferrovias e cursos d’água); nas gestões junto às prefeituras e concessionárias de serviços públicos, comércio, turismo e sociedade civil; e na estratégia para obter a adesão da população para as ligações de esgotos.

 Próximas Etapas

Concluída com êxito a primeira etapa do Programa, a Sabesp conta com o apoio do BNDES, através do Ministério das Cidades, para a execução das obras prioritárias da segunda etapa, e está em negociação com a JICA para o financiamento das demais obras.

Nesta etapa que se inicia, está prevista a implantação de 499.100 metros de obras lineares; a construção de duas ETEs e a ampliação da capacidade operacional de outras três; a construção de duas EPCs; e 44.100 ligações domiciliares.

Na terceira e última etapa, serão mais 276 mil metros de obras lineares; duas novas ETEs e ampliação da capacidade operacional de outras dez; e 20.800 ligações domiciliares. O custo estimado desse conjunto de obras a serem executadas é de R$ 1,8 bilhão.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)