Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Governo do Ceará realiza obras de urbanização na comunidade do Dendê em Fortaleza financiadas pela Caixa
  
Assessoria de Comunicação
23/05/2018

Moradias em situação de risco à margem do rio Cocó

Início das obras de urbanização na área da comunidade

Construção de novas moradias para os reassentados

Vista do novo conjunto residencial

  • Moradias em situação de risco à margem do rio Cocó
  • Início das obras de urbanização na área da comunidade
  • Construção de novas moradias para os reassentados
  • Vista do novo conjunto residencial

Um grande projeto de urbanização envolvendo cerca de 4 mil famílias está sendo executado pelo governo do Ceará, através da Secretaria das Cidades, na comunidade do Dendê, em Fortaleza, em uma área de 37 hectares às margens do Rio Cocó, no bairro Edson Queiroz. O objetivo é promover a inclusão social e urbanística da comunidade, formada a partir da década de 1970, e que hoje convive lado a lado com condomínios e residências de luxo em uma região dotada de equipamentos importantes, como a Universidade de Fortaleza, o Centro de Eventos do Ceará, Centro de Convenções e o Parque Estadual do Cocó, maior parque natural em área urbana do País.

Entre as ações previstas estão o reassentamento de 1.080 famílias vivendo em situação de risco social e ambiental, execução de obras de infraestrutura e regularização fundiária de 2.765 imóveis na área remanescente, e recuperação da faixa de preservação permanente do Mangue do Cocó. O investimento no projeto é de R$ 108.202.556,12, com financiamento da Caixa Econômica Federal, através do Programa Pró-Moradia, e contrapartida de 30% do Estado.

O Consórcio Cobrape-TPF responde pelo gerenciamento, fiscalização e assessoria técnica à Secretaria das Cidades, executora do projeto, na implantação das obras e serviços na comunidade e na área do reassentamento, assim como no atendimento social a todas as famílias.

Andamento das Obras

No final do último mês de abril, foi assinada a ordem serviço para o início das obras na comunidade consolidada, compreendendo melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água e implantação do sistema de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação de 70 vias e calçadas, reforma de uma praça e construção de outras duas, recuperação e melhorias de 497 unidades habitacionais e construção de uma avenida de 926 metros que ligará a comunidade ao Centro de Eventos.

Para o reassentamento das famílias a serem removidas, está sendo implantado um conjunto habitacional a 1.500 metros da comunidade, parcelado e urbanizado com cinco quadras de áreas institucionais, áreas verdes e praças. Além das obras dos edifícios, em fase final, está em andamento a construção de uma Estação Elevatória de Esgotos e já se encontra em análise pela Caixa Econômica Federal o processo de licitação de um Centro de Educação Infantil.

No âmbito do Estado, estão em estudos outras ações, como instalação de linha de ônibus, coleta de lixo domiciliar, ecoponto, asfaltamento e ainda de uma cerca de proteção do Mangue do Rio Cocó. A recuperação do mangue visa garantir a preservação da flora e fauna nativas e possibilitar alternativas de uso e apropriação para atividades de lazer.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)