Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Dia Mundial da Água
  
Assessoria de Comunicação
05/03/2009

As águas atravessam as fronteiras nacionais

  • As águas atravessam as fronteiras nacionais

Atenções se voltam para recursos hídricos transfronteiriços

Nos últimos 60 anos, as questões relativas à água geraram mais de 200 acordos internacionais e apenas 37 conflitos entre estados. Este é o cenário otimista das comemorações em torno do Dia Mundial da Água, a ser celebrado no próximo 22 de março e que pretende colocar no centro da agenda internacional o tema dos recursos hídricos transfronteiriços.

Para este ano, a recomendação da Organização das Nações Unidas, entidade que instituiu a data, é de que é preciso "compartilhar a água e as oportunidades".

Existem 263 bacias hidrográficas e lagos que ultrapassam fronteiras nacionais e se estendem por 145 países, cobrindo quase a metade da superfície terrestre do planeta, sem contar os aquíferos subterrâneos - o Guarani, por exemplo, abrange 4 países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Por outro lado, há uma crescente desigualdade no acesso à água, além de fatores que têm alterado signficativamente a sua oferta, como as mudanças climáticas, os processos de urbanização e contaminação.

Este paradoxo faz com que um contexto global de limitados recursos hídricos seja um desafio muito provável para as próximas gerações.

É justamente para evitar que o atual cenário de paz predominante em torno do uso da água se reverta para um ambiente de disputa, que a idéia deste Dia Mundial da Água é promover a cooperação entre países no gerenciamento dos recursos hídricos transfronteiriços.

A COBRAPE, empresa especializada na área de recursos hídricos, vai acompanhar as discussões em torno deste Dia Mundial da Água.

As informações oficiais da Organização das Nações Unidas sobre a programação estão no site oficial do Dia Mundia da Água: www.unwater.org/worldwaterday

 

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)